Enem-Unicamp 2022 está com inscrições abertas; entenda o processo seletivo

Modalidade de ingresso Enem-Unicamp 2022 já está com inscrições abertas e oferece 639 vagas em três modalidades. Os estudantes selecionados vão entrar na universidade já no primeiro semestre letivo do próximo ano.

Enem-Unicamp 2022 está com inscrições abertas; entenda o processo seletivo
Enem-Unicamp 2022 está com inscrições abertas; entenda o processo seletivo (Imagem: FDR)

Foram abertas ontem, 3, as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2022 e vai selecionar os estudantes com uso da nota do exame. As vagas estão distribuídas em todos os cursos oferecidos pela universidade.

Afinal, o que o Enem-Unicamp 2022?

Nessa forma de ingresso na Universidade Estadual de Campinas os estudantes serão selecionados com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 e 2021.

São 639 vagas que estão distribuídas em três modalidades de inscrição:

  • 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até 2016 ou em outros exames oficiais;
  • 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
  • 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Para os candidatos que optarem pelo critério étnico-racial é necessário assinar uma declaração, disponível no edital, e enviar durante a matrícula. Além disso, essas pessoas também terão que passar pela Comissão de Averiguação que vai analisar os traços de cada um.

A única restrição de participação é quanto às pessoas que já concluíram curso de graduação ou pós-graduação em instituições públicas (federal, estadual ou municipal), para eles a participação nessa modalidade de ingresso é proibida.

Inscrições no Enem-Unicamp 2022

As inscrições poderão ser feitas até as 17 horas do dia 30 de novembro, apenas pela página eletrônica da Comvest.

Na inscrição cada candidato poderá escolher até duas opções de curso, além disso, a taxa de participação varia, confira abaixo:

  • Quem participou do Vestibular Unicamp 2022 e teve isenção também terá o benefício nessa seleção;
  • Para os inscritos no Vestibular Unicamp 2022 a taxa é de R$15;
  • Para os demais, a taxa será de 30 reais.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.