Top 5 assuntos que movimentaram o mercado financeiro hoje (3)

A semana começa movimentada nesta quarta, 3, após o feriado prolongado de Finados. Um dos assuntos que merecem nossa atenção é ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que na semana passada decidiu pela elevação da Taxa Selic em 1,5 ponto percentual, a 7,75% ao ano.

Outro assunto importante é a expectativa pela decisão do comitê do Federal Reserve no período da tarde, que deve divulgar o calendário de início do programa de redução de compra de títulos.

Durante a manhã, foi divulgado o dado de emprego privado nos Estados Unidos pelo ADP, antecedendo a divulgação do relatório de Emprego na sexta.

Copom

A ata da reunião do Copom foi revelada às 7h da manhã e mostrou que o Comitê estudou cenários com ritmos de ajustes menores do que 1,50 ponto percentual. Porém, a conclusão foi que com o ritmo já adotado, e levando em consideração uma taxa terminal distinta, será possível levar a inflação à meta em 2022.

Fica ainda o alerta para a possível nova tentativa de votação da PEC dos precatórios na Câmara.

Covid e vacinação 

Na última terça, 2, a média móvel de mortes por Covid-19  em 7 dias no país ficou em 261, representando uma diminuição de 31% em comparação com o patamar registrado a  14 dias atrás, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, às 20h. Foram registradas ainda 164 mortes em apenas um dia.

Sobre a vacinação, 154.807.386 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid no país, o que representa 72,57% da população.

Já a segunda dose ou dose única já foi aplicada em 116.267.212 pessoas, ou 54,5% da população. Por fim, a dose de reforço foi aplicada em 8.669.448 pessoas, ou 4,06% do total da população.

Desempenho dos ADRs

Ontem, feriado de Finados e com a B3 fechada, o principal índice de ações de empresas de fora dos EUA negociadas em Nova York (ADRs) do Brasil, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, fechou em baixa de 2,16% na terça.

O EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado americano, que reproduz o índice MSCI Brazil, também teve desvalorização, de -1,81%.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.