Burger King recua na compra da Domino’s e aumenta ações na Bolsa

Neste domingo (31), a BK Brasil, grupo responsável pelas operações do Burger King no país, comunicou o cancelamento de um acordo com o grupo de private equity Vinci Partners para a compra da Domino’s Pizza no Brasil. No dia seguinte (1º), as ações da BK Brasil dispararam.

Burger King recua na compra da Domino's e aumenta ações na Bolsa
Burger King recua na compra da Domino’s e aumenta ações na Bolsa (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com o documento protocolado, o cancelamento da transação acontece por conta de condições adversas do mercado. Em julho, a BK Brasil havia anunciado um acordo para comprar a Domino’s Pizza Brasil.

Com isso, se tornaria a principal operadora de fast-food do país. Se o acordo fosse concretizado, a Vinci teria direito a 16,4% das ações da BK Brasil, segundo a Reuters.

No documento recente, a BK informa que a rescisão definiu um direito de preferência de 12 meses para igualar qualquer oferta de um terceiro — se ocorrer um acordo de venda da Domino’s.

A BK terá a possibilidade de exercer referido direito de preferência por meio de pagamento em dinheiro, ou mediante compra de ações de emissão da companhia por meio de uma operação societária.

Esse distrato estabelece quitação recíproca às partes. Além disso, não há aplicação de penalidade de qualquer uma das partes.

Responsável pelas operações do Burger King tem ações valorizadas

De acordo com a Reuters, nesta segunda-feira (1º), às 12h43, as ações da BK Brasil tiveram alta de 8,6%. No mesmo período, o Ibovespa apresentou aumento de 1,7%.

Desde setembro, a Bolsa de Valores do Brasil passa por um processo de queda. No fechamento de outubro, o Ibovespa chegou a 103,500 — com recuo de 2,09% na última sexta-feira (29).

Este foi o pior fechamento mensal desde novembro do ano passado. No acumulado anual, as perdas chegaram a 13%, conforme o Estadão.

Sobre a decisão da BK, analistas da Goldman Sachs acreditam que ela será bem recebida pelo mercado. Apesar disso, eles entendem que há “mérito estratégico” na associação.

Para os especialistas, o distrato diminui a complexidade dos negócios em um contexto em que as condições operacionais de curto prazo seguem voláteis.

Com isso, permitirá que a administração se concentre novamente na normalização dos principais empreendimentos Popeyes e BK.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.