São Paulo aumenta venda de imóveis populares no Casa Verde e Amarela

Mesmo com a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, o mercado imobiliário vem crescendo. De acordo com uma pesquisa realizada pela CASA8, a capital paulista registrou um crescimento nos empreendimentos populares atendidos pelo programa Casa Verde e Amarela.

São Paulo aumenta venda de imóveis populares no Casa Verde e Amarela
São Paulo aumenta venda de imóveis populares no Casa Verde e Amarela (Imagem: montagem/FDR)

O Casa Verde e Amarela substituiu o Minha Casa Minha Vida no ano passado e trouxe diferenças nos juros e formas de pagamentos. Além de atuar na produção de casas e apartamentos, também inclui regularização fundiária e melhoria de residências.

Mesmo com essas mudanças e com a crise gerada pela pandemia, o Casa Verde e Amarela tem apresentado bons resultados no país inteiro. Após um ano, completado no dia 25 de agosto, o programa já realizou a entrega de 1 milhão de unidades.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas de unidades no Casa Verde e Amarela no segundo trimestre cresceram 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, foram contabilizadas 32.349 unidades vendidas. Além disso, os lançamentos subiram 29,6% na mesma base de comparação, ficando em 28.723 unidades.

As vendas do programa habitacional representaram 49% das vendas totais do mercado imobiliário no segundo trimestre, enquanto os lançamentos responderam por 48%. Dessa maneira, o Casa Verde e Amarela é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do mercado imobiliário.

Mudanças no Casa Verde e Amarela

As mudanças visam facilitar o acesso das famílias, especialmente as de baixa renda, ao financiamento da casa própria. Além disso, as novas medidas visam adequar o programa ao cenário atual fazendo com que o mercado da construção civil e imobiliário seja atraído para novas contratações.

As Normativas publicadas trazem a ampliação do teto do valor dos imóveis e permite parcerias com estados e municípios para diminuir o valor de entrada. A parceria deve garantir, no mínimo, 20% do valor do imóvel ou do terreno.

Além disso, foi ampliado o subsídio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para às famílias de mais baixa renda e foi reduzida a taxa de juros nesse formato, sendo a menor da história.

Será adotada uma redução temporária das taxas de juros para famílias com renda mensal de R$ 4 mil a R$ 7 mil e para famílias enquadradas no Programa Pró-Cotistas. Essa redução será válida até 31 de março de 2022.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.