Bancos abrem hoje? Confira o funcionamento dos serviços bancários nesta terça (2)

Hoje, 2, é Dia de Finados, feriado nacional. Com isso, as agências bancárias de todo o país não prestarão atendimento aos clientes, permanecendo fechadas, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Mesmo em cidades que anteciparam o feriado para outra data, em decorrência da pandemia do coronavírus, não haverá atendimento.

Contas e boletos

Quem possui contas de consumo, como água, luz e telefone, por exemplo, e carnês com data de vencimento para o dia 2, podem pagá-los no dia 03, quarta, sem nenhum acréscimo.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse a Febraban.

No caso de boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, eles podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking”, explica a Federação.

Feriado de Finados

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.

O sepultamento dos mortos nas igrejas ou nos seus imediatos arredores permitia à comunidade sentir a continuidade da presença dos seus entes queridos na proximidade das suas vidas terrenas, ajudando a cimentar o conceito da Igreja enquanto comunidade peregrina (os vivos), sofredora (as almas em purificação no Purgatório) e triunfante (as almas santas no Paraíso).

Se o dia de Todos os Santos celebrava estes últimos, principalmente os santos anónimos, o dia de Fiéis Defuntos honrava as almas do Purgatório e por estas eram oferecidas orações e sacrifícios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.