Unidades do Poupatempo funcionarão nesta segunda (1) e terça-feira (2)?

Nesta terça-feira, 2, os postos do Poupatempo de todo o Estado de São Paulo (SP) estarão fechados em virtude do feriado de Dia de Finados. Por isso, os cidadãos paulistas que precisam resolver alguma demanda devem procurar uma unidade nesta segunda-feira, 1, durante o horário habitual de atendimento. 

Na próxima quarta-feira, 3, as unidades voltam a atender normalmente, desde que a pessoa tenha feito o agendamento pelo portal, aplicativo ou totens de atendimento. 

É importante mencionar que os atendimentos desta véspera de feriado serão voltados exclusivamente ao mutirão de RG e CNH, se tratando das solicitações da primeira e segunda via dos documentos respectivamente mencionados. 

Contudo, a unidade do Poupatempo situada na cidade de Serra Negra também estará fechada nesta segunda-feira, 1, em virtude de um feriado local em alusão ao padroeiro da cidade. Na quarta-feira, 3, todas as 87 unidades do Poupatempo voltam a atender normalmente. 

Os cidadãos paulistas devem saber que durante o dia em que o Poupatempo permanecerá fechado, é possível acessar os portais digitais que oferecem cerca de 160 serviços remotos. 

Entre eles está a renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o seguro desemprego, o licenciamento de veículos, a carteira de vacinação da Covid-19. Entre tantos outros serviços que podem ser acessados sem que o cidadão precise sair de casa. 

Diante desta possibilidade em resolver as demandas pelos canais remotos do Poupatempo, os representantes das unidades recomendam que se dê preferência ao autoatendimento, como uma medida de segurança contra a Covid-19.

Isso porque as agências direcionaram os atendimentos presenciais somente para os serviços que dependem exclusivamente da presença do cidadão para serem concluídos. É o caso da primeira via e renovação com alteração de dados do RG, transferência interestadual e mudança nas características de veículos, etc.

Agendamento no Poupatempo

Vale ressaltar que os agendamentos para atendimentos presenciais são inteiramente gratuitos, pessoais e intransferíveis, sendo obrigatório e devendo ser realizado pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. 

Para agilizar a demanda em virtude do feriado e não deixar os cidadãos sem atendimento, o Poupatempo realizou um mutirão no último sábado, 30, que termina nesta segunda-feira, 1º de novembro, por meio da quinta etapa.

Os interessados em obter atendimento ainda hoje, devem verificar qual é a documentação necessária a ser apresentada ao realizar o agendamento. Todo o procedimento pode ser feito pelo site.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.