Matrícula escolar do ano letivo de 2022 começa hoje (1) no Rio Grande do Sul

A partir de hoje, 1º, a matrícula escolar no Rio Grande do Sul já está disponível no portal. O procedimento vai ser realizado seguindo o cronograma elaborado pela secretaria de educação do estado.

Matrícula escolar do ano letivo de 2022 começa hoje (1) no Rio Grande do Sul
Matrícula escolar do ano letivo de 2022 começa hoje (1) no Rio Grande do Sul (Imagem: FDR)

Já está aberto o período de matrícula escolar na rede estadual para o próximo ano letivo no Rio Grande do Sul. Assim, até 28 de novembro os estudantes que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Aproveitamento Estudos do Curso Normal; Educação Profissional Subsequente ou Concomitante podem se matricular.

Como fazer a matrícula escolar no Rio Grande do Sul?

Todo o procedimento de pré-matrícula vai ser feito diretamente no site da Seduc, basta acessar, preencher os dados e fazer o envio dos documentos listados abaixo:

  • Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência do responsável; RG do responsável;
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental – CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

É importante lembrar que durante o preenchimento dos dados é necessário escolher três opções de escolas, o que deve ser feito em ordem de preferência. A Seduc vai divulgar o resultado da pré-matrícula a partir de 31 de dezembro.

Etapas da matrícula escolar no Rio Grande do Sul

Além dos grupos citados acima, para o próximo ano a Seduc também vai realizar o procedimento para outros, confira abaixo:

  • Rematrícula, aconteceu automaticamente até 1º de outubro para aqueles alunos que não estão em busca ativa;
  • Transferência, acontece de 3 a 14 de janeiro também no site da Seduc e todos os estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem fazer.

O resultado da transferência vai ser divulgado no dia 31 de janeiro e dessa mesma data até 9 de fevereiro é o prazo para entrega presencial da documentação.

Fazer a pré-matrícula dentro do prazo é a única forma de ter a vaga garantida.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.