Emenda de feriado: saiba o que abre e o que fecha nesta segunda (1º)

Nesta terça-feira (2), acontece o feriado nacional de Finados. Pelo fato de que a data acontece em uma terça, a segunda-feira (1º) se torna ponto facultativo para alguns brasileiros. De forma geral, entenda o que abre e o que fecha na segunda, emenda de feriado.

O que abre e o que fecha na segunda (1º), emenda de feriado

Com relação aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabelece que os atendimentos nas agências bancárias não aconteçam nos feriados nacionais. Sendo assim, de forma geral, o atendimento tende a acontecer na segunda-feira — em lugares que não tiverem feriados locais.

Para o comércio, as lojas tendem a ficar abertas na data. De qualquer modo, vale contactar o comerciante para saber se o respectivo estabelecimento funcionará.

No caso das lotéricas, os proprietários têm autonomia para decidir se abrirão ou não.

Com relação às repartições públicas, será preciso verificar se o respectivo governo local estabelecerá a emenda de feriado.

Na Paraíba, por exemplo, o governo estadual transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público — celebrado no dia 28 de outubro — para o dia 1º de novembro. Assim os servidores estaduais terão um ‘feriadão’.

Sobre a Bolsa de Valores, no dia 1º de novembro, está prevista a realização normal das negociações — como ações, câmbio, derivativos e Tesouro Direto. Já no feriado de Finados, no dia 2, foi indicado que todas as atividades serão suspensas.

Próximos feriados nacionais em 2021

No último bimestre deste ano, ainda acontecerão três feriados nacionais. São estes:

  • 2 de novembro, terça-feira – Finados;
  • 15 de novembro, segunda-feira – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro, sábado – Natal

Sendo assim, apenas o feriado de Finados possibilitará a emenda — quando há mais de um dia de folga. O último feriado nacional, de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), também ocorreu em uma terça-feira. Desse modo, também foi possível a realização de uma emenda para algumas pessoas.

No caso do dia da Consciência Negra, que acontece em 20 de novembro, também poderá ser um feriado nacional em breve. O projeto de lei 482/2017 teve a aprovação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. No entanto, somente alguns estados do país adotam esse dia como feriado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.