Como forma de lidar com as dificuldades existentes no dia a dia, os Microempreendedor Individual (MEI) pode solicitar uma linha de crédito. Entenda algumas das melhores opções de crédito para MEI em 2021 e início de 2022.
Para quem atua como Microempreendedor Individual, o mercado oferece algumas opções de crédito. Conforme a linha e a instituição financeira, as taxas e os prazos para pagamento são diferentes.
Algumas opções de crédito para MEI
- Cartão BNDES: O cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social pode ser utilizado para a movimentação de pequenos e médios negócios. Os prazos de pagamento podem ser de até 48 vezes. A utilização deste produto depende da projeção de crescimento, com liberação contínua, sem ultrapassar o limite. O interessado deve se atentar às matérias-primas, máquinas e insumos cobertas pelo recurso.
- Pronampe: O Programa Nacional de Apoio às Empresas de Pequeno Porte foi desenvolvido pelo governo federal para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões. Os valores podem ser pagos em até 48 meses, com até 11 meses para começar a pagar. Para solicitar essa linha, os interessados devem entrar em contato com uma das instituições participantes — e verificar se o dinheiro está liberado para o empreendimento.
- Microcrédito: Essa linha de empréstimo é oferecida por diversas instituições financeiras. Os juros tendem a ser menores — com menos exigência para a aprovação. O valor concedido é menor, de forma proporcional ao limite de faturamento do MEI. Entre as opções disponíveis no mercado, está o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), do Banco do Brasil; MPO, do Bradesco; e Prospera, do Santander.
- Empréstimo para MEI com garantia de bens: Por ter a garantia de algum bem, há mais garantia de liberação do crédito. Geralmente, a garantia usada é um imóvel. Contudo, existem instituições que aceitam automóveis.
A melhor opção de crédito dependerá dos objetivos do MEI. Por exemplo, se o empreendedor precisa de uma quantia alta, com maior prazo de pagamento, o empréstimo com garantia de bens pode ser considerado.
Caso o profissional já seja correntista de alguma instituição financeira, a linha de microcrédito pode ser obtida com mais facilidade.