COVID-19: Fortaleza libera sistema para emitir passaporte da vacina online

A Prefeitura de Fortaleza incrementou o portal Vacine Já. De agora em diante, o site também conta com a função de emissão do passaporte da vacina, um documento similar ao cartão de vacinação exclusivo para comprovar a imunização. 

O passaporte da vacina emitido pela pela cidade de Fortaleza reúne informações referentes à vacinação contra a Covid-19 do munícipe. Trata-se dos seguintes dados: data de aplicação da vacina, número de doses administradas, marca do imunizante recebido, bem como a qual lote ele pertencia e a área aplicada.

O passaporte da vacina já foi adotado por cerca de 249 municípios brasileiros. Nestes locais, a entrada e permanência a determinados estabelecimentos de uso coletivo estão condicionadas à apresentação do comprovante de vacinação.

A atitude, além de restringir o contato de pessoas não imunizadas, tem o intuito de estimular a adesão à campanha de vacinação. 

A implementação do passaporte da vacina em Fortaleza faz parte de um pedido feito pela Câmara Municipal através de um Projeto de Lei. A proposição tinha o intuito de que o documento pudesse ser apresentado através de uma espécie de código digital semelhante ao QR Code.

O objetivo era assegurar o acesso de pessoas vacinadas contra a Covid-19 a eventos, pelo menos com a primeira dose. 

Contudo, o modelo do passaporte da vacina disponibilizado em Fortaleza é composto por um código de barras que permite a validação eletrônica. Para emitir o documento, o munícipe deve seguir este passo a passo:

  • Acessar o portal Vacine Já e clicar na opção “Consultar Cadastro”;
  • Informar o número do CPF, data de nascimento e digitar a sequência de letras e números (código captcha) disposto na imagem;
  • Seguir até o final na página e clicar em “Gerar Comprovante de Vacinação”;
  • Informar o nome da mãe ou responsável e digitar um novo código captcha;
  • Visualizar o comprovante em uma nova página.

Conecte SUS

Apesar do formato municipal do passaporte da vacina, o documento que comprova a imunização contra a Covid-19 também pode ser emitido pelo Conecte SUS, a plataforma oficial do Governo Federal disponível para Android, iOS e pelo site: https://conectesus.saude.gov.br/home.

O comprovante de vacinação do Conecte SUS pode ser obtido por todos os brasileiros que já concluíram o esquema vacinal com as duas doses da vacina.

Para adquirir o comprovante de vacinação pelo Conecte SUS basta:

  • Acessar o site ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS;
  • Forneça os dados pessoas para a criação de uma conta;
  • Inicie o acesso oficial informando o CPF e senha cadastrados; 
  • No menu inicial selecione o assunto desejado: vacinas, exames, medicamentos, validação do QR Code, etc;

O perfil de cada usuário no Conecte SUS também permite a administração de uma série de dados pessoais, como:

  • Registros;
  • Contratos;
  • Transplante de órgão;
  • Doação de sangue;
  • Notícias, etc;

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.