Agências do DETRAN funcionam nesta segunda-feira (1)? Atenção para o feriado!

Nesta terça-feira, 2 de novembro, ocorre o feriado do Dia de Finados. Devido à data, segunda-feira (1) será ponto facultativo e funcionamento de serviços passam por mudanças. Entenda se as agências do Departamento Estadual de Trânsito, Detran, funcionam neste feriadão do início de novembro.

Por todo Brasil, os serviços de vários estabelecimentos, incluindo o de órgãos públicos, passam por alterações nos horários de funcionamento. A população deve estar atenta quanto às particularidades de cada estado.

As agências do Detran funcionarão na segunda-feira?

Em geral, as agências do Detran não irão funcionar no feriado de Finados, assim como também não terão expediente no ponto facultativo da segunda-feira (1).

Os atendimentos retornam na quarta-feira, 3 de novembro, primeiro dia útil da semana. Diante disso, os cidadãos podem ainda acessar os canais digitais do Detran de cada estado

Através dos sites e aplicativos, algumas operações se encontram disponíveis para quem precisar. As operações podem variar de estado para estado.

Entre os serviços disponíveis nos canais digitais da maioria dos Detrans, estão: a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a consulta de pontos na CNH, defesa relativa às infrações e a consulta do documento do veículo.

Próximos feriados nacionais em 2021

Além do ponto facultativo e feriado dos dias 1 e 2  de novembro, o país terá mais três feriados nacionais até o final do ano de 2021. Com o próximo feriado acontecendo no dia 15, alguns trabalhadores poderão se programar para mais outro possível feriadão.

Quais são os próximos feriados deste ano?

Na reta final de 2021, o ano ainda reserva alguns feriados para o calendário dos trabalhadores, sendo que 2 deles acontecem no mês de novembro enquanto o outro apenas no final de  dezembro. Confira quando: 

  • 15 de novembro, segunda-feira: Proclamação da República
  • 20 de novembro, sábado: Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro, sábado: Natal

O feriado do Dia da Consciência Negra foi instituído em âmbito nacional apenas no ano de  2011, sendo um recente feriado. A data é considerada feriado nacional em mais de 1 mil cidades pelo país, entretanto não tem adesão da grande maioria dos municípios do Brasil.