Abatimento da Nota Fiscal Paulista no IPVA 2022 termina neste domingo (31)

O abatimento da Nota Fiscal Paulista no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, do ano de 2022, termina neste domingo, 31 de outubro.

Para quem possui veículos de São Paulo, o imposto pode ser quitado por meio de créditos da Nota Fiscal Paulista. 

Interessados têm até o fim de outubro para realizar abatimento. De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado 

O que é o abatimento da Nota Fiscal Paulista

O abatimento da Nota Fiscal Paulista permite que os consumidores possam usar seu saldo no programa para o pagamento do IPVA de forma total ou parcial.

Mas para isso é preciso que o veículo esteja registrado no nome do mesmo consumidor da nota Nota Fiscal Paulista, apenas assim a operação será validada.

Como funciona o pagamento do IPVA com o crédito da Nota Fiscal Paulista?

Consumidores que tenham interesse em quitar o IPVA 2022 com os créditos da Nota Fiscal Paulista têm até hoje, 31 de outubro, para realizar a solicitação no site da nota

O saldo da Nota Fiscal Paulista pode ser direcionado apenas para o pagamento do IPVA, não sendo possível pagar outras taxas como licenciamentos e multas dessa maneira.

É importante ressaltar que o valor de crédito utilizado para pagamento do IPVA não pode ser resgatado posteriormente em caso de venda do veículo. Entretanto a restituição dos valores é assegurada em caso de roubo ou furto do veículo.

Em 2020 foram mais de 20 mil consumidores que utilizaram a nota fiscal para abater o valor do imposto.

IPVA 2022 mais caro

O valor do IPVA 2022 estará mais caro. Isso porque o valor dos automóveis também subiu. 

Para os consumidores, utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento da taxa representa uma ajuda de custo diante da alta no imposto.

Em 2021, carros usados passaram a ser valorizados por consequência da falta de insumo para fabricação de veículos 0 km. 

O cálculo do imposto é feito considerando o valor venal do automóvel e a alíquota dos estados. 

Até 31 de outubro, interessados devem acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista, preencher as informações solicitadas, informar o valor que deseja utilizar, sendo ele parcial ou total e confirmar.