PIS/PASEP: Como emitir extrato, sacar cotas esquecidas e ser incluso no abono

Pontos-chave
  • Pis/Pasep é um abono salarial pago aos trabalhadores;
  • No ano que vem o abono será pago no primeiro semestre e não mais no segundo;
  • O valor varia de acordo com o tempo trabalhado na empresa.

Os brasileiros que trabalham de carteira assinada em empresas privadas e públicas, possuem direito ao abono PIS/Pasep. Ambos são programas pelos quais as empresas e órgãos públicos depositam contribuições no fundo ligado aos seus empregados.

PIS/PASEP: Como emitir extrato, sacar cotas esquecidas e ser incluso no abono
PIS/PASEP: Como emitir extrato, sacar cotas esquecidas e ser incluso no abono (Foto:FDR)

O que é PIS/Pasep?

O PIS (Programa de Integração Social) é pago aos trabalhadores que atuam em empresas privadas, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é destinado aos servidores públicos. 

Quais os requisitos para receber o abono salarial em 2022?

Para receber o abono salarial abono ano-base 2020  e 2021 é preciso cumprir alguns requisitos, são eles:

  • Possuir cadastro no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos; 
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, há menos 30 dias (consecutivos ou não) em 2020 e 2021; 
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos ano passado; 
  • Possuir os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. 

Como consultar o abono salarial?

  • Os trabalhadores podem acompanhar anualmente o seu abono através dos canais de comunicação da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza seu portal e o aplicativo Caixa Trabalhador para que o cidadão confira seu PIS.
  • Para aqueles que recebem o PASEP, existe a possibilidade de acessar o site do Banco do Brasil. Quando o pagamento for liberado, o trabalhador pode ainda verificar o saldo no app da instituição.

Como emitir extrato do PIS/Pasep?

  1. Acesse o site oficial da CEF e localize a opção “Benefícios e Programas”. 
  2. O segundo passo é preencher as informações solicitadas: o Número de Identificação Social (NIS) e a senha de acesso.
  3. Na terceira etapa, aparece um painel de consulta ao extrato do PIS ou do Pasep.
PIS/PASEP: Como emitir extrato, sacar cotas esquecidas e ser incluso no abono
PIS/PASEP: Como emitir extrato, sacar cotas esquecidas e ser incluso no abono(Imagem FDR)

Como sacar a cota esquecida?

Aqueles que trabalharam em órgãos públicos entre os anos de 1971 até 1988 e não realizaram o resgate do benefício na época podem receber a cota esquecida.

Ao todo, cerca de R$23 bilhões estão parados no Tesouro esperando pelo resgate. Se os resgates não acontecerem, a quantia vai retornar aos cofres da União, sem poder realizar um novo resgate.

Vale lembrar que se o trabalhador com direito ao pagamento já tiver falecido, seus herdeiros têm direito de receber a quantia. 

Como sacar?

Os beneficiários que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro. Aqueles que não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Aqueles que possuem dúvida e querem saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Aumento 2022

No próximo ano, o  salário mínimo terá um aumento de 8,4% ,passando dos R$ 1.100 para R$ 1.192. Com isso, os benefícios do abono salarial, devem sofrer alteração em seus valores.

No ano de 2020, o valor do reajuste foi menor que o esperado. Porém, não foi corrigido em 2021 levando em considerando a inflação do ano passado, o mínimo deveria ser R$ 2 maior neste ano.

Considerando o salário mínimo de 2022, o valor do abono salarial será de:

  • 1 mês: R$ 99,33
  • 2 meses: R$ 198,66
  • 3 meses: R$ 298,00
  • 4 meses: R$ 397,33
  • 5 meses: R$ 496,33
  • 6 meses: R$ 596,00
  • 7 meses: R$ 695,33
  • 8 meses: R$ 794,66
  • 9 meses: R$ 894,00
  • 10 meses: R$ 999,33
  • 11 meses: R$ 1.092,66
  • 12 meses: R$ 1.192,00

Mudanças

No próximo ano, serão realizadas mudanças no pagamento do abono salarial aos trabalhadores, já que o início será no primeiro semestre e não mais no segundo semestre como de costume. Assim, os pagamentos ocorreram entre janeiro a dezembro.