Erro “SICPF” no Caixa Tem: O que significa e como resolver pelo aplicativo?

O Caixa Tem é um aplicativo criado pela Caixa Econômica para que os brasileiros tenham acesso ao Auxílio Emergencial e a outros benefícios. Porém, assim como outros aplicativos, ele também passa por falhas que mesmo sendo “normais” irritam o usuário. Saiba como resolver o Erro “SICPF”.

O que é SICPF?

Este erro quer dizer que o Caixa Tem não está conseguindo se conectar ao servidor de dados. A Caixa utiliza este servidor SICPF para verificar os dados do CPF dos usuários. Sendo assim, caso não aconteça esta conexão, a validação dos dados não acontece.

O grande número de acessos simultâneos pode ser o causador deste erro. 

Como resolver o problema?

Para começar, confira se o aplicativo está atualizado para a última versão. Caso o aplicativo esteja desatualizado, pode causar vários problemas. Ao atualizar, os erros reportados pelos usuários são corrigidos. Em determinados horários do dia, o aplicativo fica sobrecarregado por conta de vários usuários utilizando ao mesmo tempo.

Uma dica é tentar utilizar o aplicativo fora dos horários de pico, ou seja, entre a noite e o início da manhã.

Caso o problema não seja resolvido, vá nas configurações de seu celular e limpe o cache. Se mesmo assim seu problema não for solucionado, o sistema da Caixa deve estar passando por problemas no momento.

Outros erros possíveis

  • Erro “Nenhuma conversa encontrada”

Quando o aplicativo está passando por instabilidades, é comum aparecer a mensagem de erro ‘Nenhuma conversa encontrada” e novamente pode ser pelo alto número de acessos ou por falhas no desenvolvimento do software. Se o erro for de software, será preciso aguardar uma correção pelo desenvolvedor.

Uma boa dica é evitar acessos nos horários de pico e dar preferência para entrar no app entre as 20:00h da noite e 08:00h da manhã.

  • “Não foi possível cadastrar o dispositivo” no primeiro acesso.

Quando esta mensagem “Não foi possível cadastrar o dispositivo” aparecer no primeiro cadastro no aplicativo, pode significar novamente muitos acessos simultâneos no Caixa Tem. Neste caso é recomendado esperar e acessar fora dos horários de pico.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.