Receita Federal paga hoje lote residual de restituições do IRPF 2021

Nesta sexta-feira (29), a Receita Federal realiza o pagamento do lote residual de restituições do IRPF 2021. O lote também contempla as restituições residuais de exercícios anteriores. Os lotes residuais valem para os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda, mas depois regularizaram a situação.

Receita Federal paga hoje lote residual de restituições do IRPF 2021
Receita Federal paga hoje lote residual de restituições do IRPF 2021 (Imagem: Montagem/FDR)

O lote residual do Imposto de Renda do mês de outubro abrange 292,7 mil contribuintes. O valor total é de R$ 448,5 milhões. Dessa quantia total, R$ 169,2 milhões se referem aos cidadãos que têm prioridade legal, sendo:

  • 4,5 mil contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 40,4 mil contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3,8 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
  • 14,5 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, foram contemplados 229,3 mil contribuintes não prioritários que enviaram a declaração até este 14 de outubro.

Consulta do lote residual de restituições do IRPF 2021

Para verificar se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar o site da Receita Federal — em “Meu Imposto de Renda”, na opção “Consultar a Restituição”.

Para descobrir se está na malha fina, o cidadão pode acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, por meio do Portal e-CAC. Para acessar esse extrato, será preciso usar o código de acesso gerado na própria página da Receita — ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Pagamento da restituição do IRPF 2021

A Receita Federal efetua o pagamento da restituição diretamente na conta bancária indicada na Declaração do IRPF. Caso, por algum motivo, o crédito não aconteça (por exemplo, a conta informada foi desativada),a quantia ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar os valores pelo Portal BB. Também é possível ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se a pessoa não resgatar o dinheiro da restituição em até 1 ano, deverá requerer pelo Portal e-CAC. Assim, será preciso acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.