Guia com perguntas e respostas sobre o Enem 2021 (para se preparar)

Falta pouco menos de um mês para a aplicação das provas do exame. E, você estudante que vai participar do Enem 2021 pode ter algumas dúvidas sobre a edição desse ano. Vem entender melhor com nosso guia rápido sobre o exame.

Guia com perguntas e respostas sobre o Enem 2021 (para se preparar)
Guia com perguntas e respostas sobre o Enem 2021 (para se preparar) (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio começa a ser aplicado no próximo dia 21 de novembro e nesse ano teremos algumas novidades, como a divisão em dois grupos com datas diferentes de provas.

Afinal, o que é o Enem?

Esse exame realizado pelo INEP foi criado para medir o nível de aprendizagem dos estudantes de nível médio, posteriormente ele acabou sendo usado também como forma de ingresso no ensino superior.

Inclusive, atualmente muitas instituições já substituíram o tradicional vestibular pelo uso da nota do Enem.

Quando acontecem as provas do Enem 2021?

Nesse ano teremos duas datas de aplicação, pois, o INEP teve que reabrir a solicitação de isenção o que fez com que mais de 280 mil estudantes se inscrevessem e inviabilizou a participação deles na primeira data de provas divulgadas.

Com isso, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 vai ser aplicado da seguinte forma:

  • 21 e 28 de novembro para os inscritos até julho de 2021;
  • 9 e 16 de janeiro de 2022 para quem se inscreveu na reabertura da isenção e para os participantes do PPL.

O que levar no dia de aplicação do Enem 2021?

Você, participante, deve levar: documento de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

 Além disso, o INEP também recomenda que todos levem o cartão de confirmação de inscrição; também será permitido levar alimentos, desde que em suas embalagens ou em vasilhas transparentes.

Quais medidas serão adotadas na aplicação do Enem 2021?

As medidas serão as mesmas usadas em 2020 e que todos já conhecem, como uso obrigatório de máscara e o distanciamento. Elas podem ser consultadas no Documento elaborado pelo INEP.

Como posso usar a nota do exame?

Existem algumas formas para começar um curso superior usando o desempenho no exame.

As criadas pelo Governo Federal são: SiSU, FIES e Prouni.

Além delas, muitas instituições já fazem seleções internas usando o desempenho e, inclusive, é possível estudar fora do Brasil usando ele.

  Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.