COVID-19: Florianópolis adere ao passaporte da vacina e lança novas regras

Florianópolis passa a exigir o passaporte da vacina contra a covid-19. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que estará liberando a realização de eventos para mais de 500 pessoas. No entanto, só poderá participar quem comprovar ter sido imunizado com a dose única ou segunda dose.

O andamento da campanha de vacinação contra o novo coronavírus vem ajudando a flexibilizar as medidas de isolamento social. Em Florianópolis será permitida a realização de eventos como shows, feiras, congressos, jogos, entre outros, com mais de 500 pessoas desde que elas apresentem o chamado passaporte da vacina.

O que é o passaporte da vacina e como ele funciona?

O passaporte de vacinação nada mais é do que um comprovante para garantir que o cidadão foi imunizado. Por meio dele é possível circular em estabelecimentos privados e públicos garantindo a redução do contágio contra a covid-19.

Todos os eventos de grande porte serão obrigados a exigir o documento de vacinação a partir do dia 16 de novembro. Para os adultos, é obrigatória as duas dosagens. Já os adolescentes podem comparecer desde que tenha recebido a primeira imunização.

Para ter acesso ao passaporte da vacina basta se conectar ao aplicativo Conecte SUS ou entrar o cartão de vacinação quando comparecer ao estabelecimento. No caso dos medicamentos fabricados pela CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, serão exigidas as duas doses nos adultos. Para o laboratório Janssen, vale a dose única.

Fiscalização reforçada

A prefeitura municipal informou ainda que haverá uma diretoria de vigilância responsável pela fiscalização. O estabelecimento que descumprir as medidas ficarão sujeitos a sanções como multas e o fechamento temporário a depender da situação.

Calendário de vacinação contra a covid-19 em Florianópolis

Atualmente a cidade vem realizando a aplicação das segundas doses (D2) em todas as pessoas que completaram o prazo das vacinas e doses de reforço em idosos que tomaram a vacina há cinco.

A campanha de vacinação vem sendo realizada das 7h30 às 18h30 no SEAD/Centro. Os pontos fixos ficam abertos entre as 9h até as 16h no Centro de Eventos da UFSC, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Antigo Aeroporto, no Estádio Orlando Scarpelli e no Floripa Shopping.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.