COVID-19: Florianópolis adere ao passaporte da vacina e lança novas regras

Florianópolis passa a exigir o passaporte da vacina contra a covid-19. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que estará liberando a realização de eventos para mais de 500 pessoas. No entanto, só poderá participar quem comprovar ter sido imunizado com a dose única ou segunda dose.

O andamento da campanha de vacinação contra o novo coronavírus vem ajudando a flexibilizar as medidas de isolamento social. Em Florianópolis será permitida a realização de eventos como shows, feiras, congressos, jogos, entre outros, com mais de 500 pessoas desde que elas apresentem o chamado passaporte da vacina.

O que é o passaporte da vacina e como ele funciona?

O passaporte de vacinação nada mais é do que um comprovante para garantir que o cidadão foi imunizado. Por meio dele é possível circular em estabelecimentos privados e públicos garantindo a redução do contágio contra a covid-19.

Todos os eventos de grande porte serão obrigados a exigir o documento de vacinação a partir do dia 16 de novembro. Para os adultos, é obrigatória as duas dosagens. Já os adolescentes podem comparecer desde que tenha recebido a primeira imunização.

Para ter acesso ao passaporte da vacina basta se conectar ao aplicativo Conecte SUS ou entrar o cartão de vacinação quando comparecer ao estabelecimento. No caso dos medicamentos fabricados pela CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, serão exigidas as duas doses nos adultos. Para o laboratório Janssen, vale a dose única.

Fiscalização reforçada

A prefeitura municipal informou ainda que haverá uma diretoria de vigilância responsável pela fiscalização. O estabelecimento que descumprir as medidas ficarão sujeitos a sanções como multas e o fechamento temporário a depender da situação.

Calendário de vacinação contra a covid-19 em Florianópolis

Atualmente a cidade vem realizando a aplicação das segundas doses (D2) em todas as pessoas que completaram o prazo das vacinas e doses de reforço em idosos que tomaram a vacina há cinco.

A campanha de vacinação vem sendo realizada das 7h30 às 18h30 no SEAD/Centro. Os pontos fixos ficam abertos entre as 9h até as 16h no Centro de Eventos da UFSC, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Antigo Aeroporto, no Estádio Orlando Scarpelli e no Floripa Shopping.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.