Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas

Moradores do Espirito Santo podem se candidatar para tentar uma vaga na CNH Social. O informe foi liberado essa semana pelo Detran ES que afirmou ter 2.500 candidaturas disponíveis. Para participar é preciso cumprir os requisitos abaixo.

Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas (Imagem: FDR)
Inscrições abertas na CNH Social do Espírito Santo com 2,5 mil vagas (Imagem: FDR)

A CNH Social nada mais é do que um programa que permite que a população de baixa renda possa tirar a habilitação de forma gratuita. No Espirito Santo suas inscrições estão abertas com um investimento de R$ 11 milhões. Para participar é preciso se candidatar até 4 de novembro pelo site do Detran ES.

Quem pode participar da CNH Social?

A contemplação será feita para o cidadão que estiver devidamente registrado no cadastro único. Seus dados precisam estar atualizados nos últimos 24 meses até o dia 10 de setembro.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, residir no Espirito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Do total de vagas, 5% serão destinadas para as pessoas portadoras de deficiência. Os interessados terão que acessar o site do Detran e na aba da CNH Social preencher o formulário apresentado.

Regras da CNH Social, entenda quem tem direito

  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça

Categorias da habilitação

O programa permitirá que o cidadão tire a carteira na categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Para aqueles já habilitados, é possível tentar a adição de categoria A, adição de categoria B (carro), mudança para categoria D (van e ônibus) ou mudança de categoria E (caminhão e carreta). Após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Resultado

A lista dos aprovados será liberada no dia 11 de novembro a partir das 12h. Quem for aceito terá que fazer uma matricula online e cumprir os prazos a serem anunciados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.