Inflação em alta: veja como economizar nas compras do supermercado

Fazer compras é um exercício cada vez mais difícil para os brasileiros. Os altos preços estão tornando a ida ao supermercado um tormento para grande parte das pessoas. Mas, como é impossível fugir dos gastos com mercado, confira dicas especiais para economizar em suas compras.

Saiba o quanto pode gastar 

Antes de sair de casa, estabeleça o quanto pode gastar no mercado. Cada família deve adequar este gasto a sua renda, ou seja, não existe uma quantia ideal. Fazendo isso, você evita imprevistos.

Faça uma lista 

Saber exatamente o que precisa comprar deixa sua ida ao mercado mais objetiva. Desta forma, você evita o “passeio” pelos corredores e aquela tentação em pegar itens que não fazem parte das duas necessidades. 

Observe a diferença de preços 

É sempre importante quando se quer economizar, fazer uma pesquisa de preço no supermercados próximos de sua casa. Os preços podem variar muito de local para local.

Vá ao supermercado alimentado 

Pode parecer bobeira, porém, de acordo com pesquisas, os consumidores que vão ao supermercado com fome costumam comprar mais que o necessário.

Calculadora na mão 

Caso esteja com o orçamento apertado, vale a pena já ir fazendo os cálculos durante as compras. Isso evita chegar no caixa e ter que tirar algum produto.

Observe os produtos 

Os supermercados organizam as gôndolas de forma que os produtos que eles querem que vendam mais rápido fiquem na altura da visão do consumidor. Olhe bem para cima e para baixo nas prateleiras. Esqueça a lealdade às marcas. 

Tenha curiosidade e experimente outras marcas. Não se deixe levar por embalagens bonitas, pois elas tendem a ser mais caras. Os supermercados têm muitos produtos com embalagens simples que custam bem menos.

Marcas conhecidas nem sempre representam qualidade 

Tenha atenção à questão das marcas. As marcas mais famosas sem sempre são as melhores. De tempos em tempos dê uma chance às marcas desconhecidas. É capaz de você gostar e consequentemente pagar menos pelo mesmo produto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.