Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova

Com novo prazo as pessoas interessadas em serem certificadores do ENEM 2021 devem fazer a inscrição até amanhã, 26. O trabalho é remunerado, mas nem todo mundo pode se inscrever.

Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova
Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova (Imagem: FDR)

O INEP decidiu reabrir o prazo de inscrição para os certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio, mas ele termina amanhã, 26.

Os certificadores são responsáveis pelos diversos processos de aplicação das provas, agindo como fiscais e aplicadores, por exemplo.

Para se inscrever basta acessar o site da Rede Nacional de Certificadores. Na inscrição é possível escolher até três cidades ou sub-regiões em que o certificador poderá atuar.

Quem pode se inscrever como certificador do ENEM 2021?

De modo geral, os certificadores não podem estar inscritos no exame, nem ter cônjuge ou parente até o 3º grau inscrito.

Também é necessário ter no mínimo ensino médio concluído e, além disso, devem se encaixar em um dos perfis abaixo:

  • Servidores públicos do Poder Executivo Federal
  • Docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2021

Para os professores, além da inscrição, é necessário preencher uma declaração de docência, documento que prova a atuação profissional. Nele deve constar as seguintes informações:

O nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que trabalha, o turno de trabalho, o número de turmas e também a carga horária total de trabalho.

Nos dias 3 e 8 de novembro vai acontecer a capacitação dessas pessoas, realizada à distância e oferecido pelo INEP.

Apenas aquelas pessoas que obtiverem um desempenho igual ou superior a 70% serão consideradas aptas a serem certificadores.

Essas pessoas atuarão nos dias 21 e 28 de novembro, tanto no ENEM impresso quanto digital, e possivelmente serão as mesmas que trabalharão em janeiro na aplicação das provas para os demais inscritos.

Ao todo 3.389.907 estudantes farão as provas do ENEM 2021. Cada certificador recebe R$360,00 por dia de aplicação do exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.