Governo divulga planos sobre como vai pagar o vale gás em todo Brasil

Concessão do vale gás é reformulada pelo governo. Nos últimos dias, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que implementa a liberação financeira para a aquisição dos botijões de gás. A proposta foi encaminhada para a Câmara dos Deputados e deverá passar a valer ainda neste ano.

Diante do atual cenário de crise econômica, o governo federal aprovou a criação do Vale Gás. O benefício será destinado para a população de baixa renda e ajudará na aquisição de um botijão doméstico de 13 kg. A previsão é de que o programa custe R$ 4 bilhões anualmente.

Detalhes sobre o vale gás

A última votação do projeto aconteceu no dia 19, sendo 79 votos favoráveis e apenas 1 contra. O texto sugere que o abono se mantenha por 5 anos, levando em consideração os impactos da inflação.

Para custear o programa será utilizado uma espécie de financiamento público, sendo parte pago por meio dos lucros da Petrobras repassados para a União.

E ainda, conforme informaram as fontes ligadas ao governo, assim como no Auxílio Brasil, existem expectativas de usar recursos dos precatórios para bancar o vale gás. 

Quem terá direito ao benefício?

  • Famílias inscritas no CadÚnico;
  • Famílias cuja renda mensal per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 550);
  • Famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualização do CadÚnico

Para ser um beneficiário o governo exige que o cidadão esteja registrado no cadastro único. O procedimento deve ser feito presencialmente em um centro de assistência social mais próximo de sua residência.

Para fazer a solicitação é preciso ter ao menos 16 anos e exibir a seguinte documentação:

  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de endereço (conta de água ou luz atual).

Especialistas analisam liberação do benefício

Segundo Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, o abono deverá auxiliar na manutenção das despesas domesticas. Ele explica que no atual período de crise a concessão vem se mostrando cada vez mais indispensável.

“O custo de vida não para de crescer, o preço dos alimentos, da energia elétrica e do gás disparou e cada vez mais temos pessoas nas ruas em situação de risco social, sem moradia digna, passando frio e fome. Exigir o Vale-gás na campanha salarial é uma das formas que encontramos para evitar que a carestia também coloque em risco social os trabalhadores de nossa categoria”, afirma Torres.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.