Valor de carnes de boi, frango e porco devem cair e consumidor sentirá diferença

Diante da suspensão de compras pela China da carne brasileira, o valor de carnes de boi, frango e porco devem cair. No final de setembro, o Brasil interrompeu a exportação de carne para o país asiático, após a confirmação de dois casos da doença da vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.

Valor de carnes de boi, frango e porco devem cair e consumidor sentirá diferença
Valor de carnes de boi, frango e porco devem cair e consumidor sentirá diferença (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo especialistas analisados pelo Globo, as reduções devem chegar ao consumidor se o embargo continuar por mais tempo. Inicialmente, o governo brasileiro e os produtores de carne estimavam que as exportações deixassem de acontecer por 15 dias. No entanto, a China tem demorado para rever a decisão.

Por conta disso, o Ministério da Agricultura determinou que a produção da carne bovina fosse suspensa para o país estrangeiro.

O problema atual aconteceu após o governo brasileiro notificar casos atípicos da doença que afeta os bovinos. Por serem casos isolados, havia uma expectativa de que a suspensão acontecesse por um período menor — o que não aconteceu.

Ao Globo, o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que essa suspensão resultaria no aumento da oferta doméstica. Desse modo, favoreceria uma redução nos valores dentro do Brasil.

Ele indica a possibilidade de a queda prosseguir ao longo da cadeia produtiva. Diante disso, a redução tende a chegar ao consumidor — apesar de demorar um pouco, de acordo com o economista.

Valor de carnes de boi, frango e porco já passam por queda

No encerramento da semana passada, o preço da arroba do boi gordo chegou ao menor valor do ano, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O preço registrado foi de R$ 266,80.

Nos índices de inflação no atacado, esse movimento também vem acontecendo. Na primeira prévia de outubro, o valor do boi bovino apresentou diminuição de 4,11%, segundo o índice de Preços (IGP) da FGV.

Além da carne bovina, o movimento de redução do preço tem sido observado em outras proteínas. Conforme a Cepea/USP, o quilo do frango congelado apresentou queda de 3% em 30 dias em São Paulo. Já o valor da carne suína caiu 3,6% na semana passada.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.