Como fazer pedido de benefícios do INSS direto em um cartório?

INSS fornece outra forma para a concessão de seus benefícios. No início do mês, a previdência social informou que os segurados agora podem solicitar os abonos em cartório. O procedimento tem como finalidade reduzir as filas de liberação e consequentemente minimizar os gastos do órgão com ações judiciais.

Como fazer pedido de benefícios do INSS direto em um cartório?(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Como fazer pedido de benefícios do INSS direto em um cartório?(Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Diante da pandemia do novo coronavírus, o INSS passou a reformular uma série de questões em seu funcionamento. Agora, os segurados do salário maternidade e da pensão por morte podem dar entrada no benefício através de um cartório. O procedimento segue gratuito e com a mesma validade.

Como solicitar meu abono do INSS em cartório?

A partir de uma parceria com a Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), foram autorizados 7.647 Cartórios de Registro Civil em todo o país para fazerem a concessão dos benefícios do INSS.

Para ter acesso ao procedimento, basta ir presencialmente em um cartório exibindo a documentação necessária para a concessão do abono. Toda a papelada de torna indispensável para que a instituição acione o INSS e passe a analisar a aprovação. Estando tudo de acordo o pedido é homologado.

“Estamos começando com um piloto, que daqui um mês vai ser ampliado para todo o Brasil”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim, em cerimônia de assinatura do projeto, em Canoas (RS).

Quais os documentos do salário maternidade?

  • Documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho
  • CPF da requerente
  • Certidão de nascimento do bebê
  • Carteira de trabalho
  • Comprovantes de pagamento do INSS

Documentos exigidos na pensão por morte

  • Documentos de identidade;
  • Certidão de óbito ou documento que comprove a morte presumida;
  • Procuração ou termo de representação legal, incluindo documento de identificação com foto e cpf, nos casos de menores ou deficientes mentais;
  • Documentos que comprovem as relações previdenciárias do falecido;
  • Documentos que comprovem sua qualidade de dependente

Para mais informações sobre os serviços do INSS acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Nela você tem acesso aos principais calendários, informes de pagamento, atualização das regulações e mais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.