Bitcoins registra rendimento de 116% no ano e está entre as melhores opções de investimentos

O bitcoin está figurando entre os investimentos mais rentáveis no acumulado do ano após o forte rali nos últimos dias. É o que revelou um levantamento que faz a comparação de diferentes aplicações financeiras de dentro e fora do Brasil.

A moeda digital mais popular acumula uma alta de 116% no ano até agora, ficando atrás somente do Ethereum, segunda criptomoeda mais conhecida, que já cresceu 419% no período.

De acordo com o ranking elaborado por Marcos Viriato, CEO da Parfin, fintech que liga investidores institucionais ao mercado de criptoativos.

Nesta terça, o bitcoin ultrapassou o recorde de US$60 mil. Por volta das 13h, a moeda estava cotada em US$ 66.658, de acordo com o site CoinMarketCap.

Somente nos últimos 30 dias, a moeda registra valorização de 53,75%. a razão principal para a alta acentuada é o lançamento de um ETF de bitcoin na Bolsa de Valores de Nova York, a Nyse.

O rendimento das moedas digitais ultrapassam com folga os retornos no ano das bolsas nos EUA, que cresceram entre 14% e 19% (rendimentos do S&P, Dow Jones e Nasdaq); da União Europeia, que tiveram alta de 25% (segundo o Euronext); e da Ásia, com valorização de 11% (segundo o MSCI AC Asia Pacific Index).

Aqui no Brasil, o Ibovespa, principal índice de referência da Bolsa brasileira, acumula uma queda de 3,86% em 2021.

O ranking revela que o petróleo do tipo Brent, por exemplo, cresceu 91% neste ano. Já as commodities, de forma geral, está se valorizando 30%, de acordo com a Bloomberg Commodity index – BCOM, ao passo que o ouro cresceu 6% este ano, (de acordo com o índice Nasdaq OMX Global Gold & Precious Metals – QGLD). 

Mesmo com o bom rendimento, os fundos imobiliários residenciais americanos também perdem para as criptos, com valorização de 26,79% (segundo o rendimento dos REITs, referência nos EUA). 

Porém, como a rentabilidade passada não é garantia de retorno no futuro, é preciso que o investidor tenha cautela quando for investir em criptoativos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.