Enem 2021 será aplicado em dois domingos de novembro; datas divulgadas

Primeira etapa de aplicação das provas do Enem 2021 acontecerá em exatamente um mês. Nesse ano, após a reabertura, os estudantes farão as provas em duas datas diferentes.

Enem 2021 será aplicado em dois domingos de novembro; datas divulgadas
Enem 2021 será aplicado em dois domingos de novembro; datas divulgadas (Imagem: FDR)

Após um longo trajeto, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 se aproxima, pelo menos para uma parte dos estudantes, isso porque em novembro apenas quem fez a inscrição até julho fará a prova.

Os demais estudantes, que se inscreveram na reabertura do período de isenção, farão o exame apenas no início de 2022.

Datas do ENEM 2021

O primeiro grupo de participantes do exame fará as provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, para eles serão aplicadas as versões impressa e digital.

Enquanto que o segundo grupo, os “novos isentos” e os participantes do ENEM PPL, farão o exame em 9 e 16 de janeiro, para eles apenas a versão impressa estará disponível.

O gabarito das provas de novembro vai ser disponibilizado em 2 de dezembro e das provas de 2022 em 20 do janeiro.

ENEM 2021 registra menor número de inscritos

Inicialmente as inscrições do exame foram até 14 de julho desse ano. No entanto, estudantes, entidades estudantis e partidos políticos passaram a questionar a redução do número de inscritos.

Essa queda foi principalmente nas classes mais baixas, o que foi motivado pela diminuição da concessão de isenções.

Em setembro, após decisão do STF, o pedido de isenção foi reaberto, gerando esse “novo grupo de inscritos”, com isso, foram recebidas 280.145 novas inscrições.

Agora o ENEM 2021 registra 3.317.907 inscritos ao todo, excluindo os treineiros, o que ainda é um número baixo se comparado com outras edições do exame.

Essa queda nas inscrições pode fazer com que a concorrência para ingresso no ensino superior seja menor.

Pelo menos naqueles que usam apenas a nota do ENEM mais recente, como acontece no Sistema de Seleção Unificada – SiSU.

É importante lembrar que o Enem seriado seria aplicado pela primeira vez nesse ano, no entanto, foi adiado e segue sem previsão de quando vai ocorrer.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.