Neste domingo, 17, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes disse que a partir de hoje, 18, está liberada a lotação máxima nos teatros, cinemas, centros comerciais e eventos. O uso de máscara continua sendo obrigatório nestes locais.
“Amanhã sai publicado um decreto em que a Secretaria de Saúde determina o fim da restrição que se tinha para salas de teatro e de cinema, entre outros espaços, que agora poderão ter a ocupação completa”, afirmou Paes, no evento de reinauguração do CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão.
A partir deste novo decreto, podem funcionar com a capacidade total as atividades comerciais na cidade do Rio de Janeiro que focam dentro de:
- shopping centers
- centros comerciais
- galerias de lojas
Outras atividades liberadas são:
- museu
- Biblioteca
- cinema
- teatro
- casa de festa
- salão de jogos
- circo
- recreação infantil
- parque de diversões, temáticos e aquáticos
- pista de patinação
- entretenimento
- visitações turísticas
- aquários
- jardim zoológico
- atividades em casas de espetáculo e concerto
- apresentações artísticas em espaços de evento
- drive-in
- feiras e congressos
- exposição e eventos autorizados
Ainda é necessário que os locais observem o cumprimento das medidas de proteção contra o coronavírus e o uso de máscaras.
CineCarioca Nova Brasília
A prefeitura disse que a reabertura do CineCarioca Noiva Brasília que fechou em dezembro de 2019, vem para suprir uma demanda da população que vive próximo a ele. O cinema é a única opção na área do Complexo do Alemão, que possui cerca de 15 comunidades, de acordo com o Censo IBGE 2010.
O cinema terá quatro sessões diárias com ingressos a partir de R$ 5. O espaço foi o primeiro cinema instalado em uma comunidade do Rio de Janeiro.
A sala de exibição possui 91 lugares e segue às regras de acessibilidade motora e equipamentos modernos de som e imagem. O espaço possui tem ainda a tecnologia de acessibilidade sensorial (para áudio descrição e legenda descritiva) e bomboniere, que também será administrada pela nova gestora do espaço.