João Roma anuncia valor do Auxílio Brasil e confirma número de beneficiados

Governo federal libera novos informes sobre o Auxílio Brasil. Na última semana, o ministro da cidadania, João Roma, deu uma entrevista falando sobre o futuro social do país. De acordo com ele, já foram definidos os valores e números dos contemplados com o novo Bolsa Família.

João Roma anuncia valor do Auxílio Brasil e confirma número de beneficiados (Imagem: FDR)
João Roma anuncia valor do Auxílio Brasil e confirma número de beneficiados (Imagem: FDR)

O Auxílio Brasil deve ser implementado pelo governo federal a partir de novembro. Segundo o chefe da pasta, cerca de 17 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas com mensalidades de R$ 300. A primeira parcela a ser paga está prevista para o mês de novembro.

“O Auxílio Brasil representa evolução no conceito de transferência de renda e de assistência às famílias em condição de vulnerabilidade. Com essa medida, o governo federal integra várias políticas públicas, de assistência social, saúde, educação e emprego”, disse João Roma.

De acordo com o ministro, a principal novidade proposta pelo projeto é a possibilidade de emancipar os beneficiários. A ideia é que a população seja contemplada com as mensalidades, mas ainda assim tenha oportunidades no mercado de trabalho para futuramente não depender mais do estado.

“Ao mesmo tempo em que garante uma renda básica às pessoas que estão na faixa de pobreza e extrema pobreza, oferece ferramentas para emancipação socioeconômica. Estamos falando aqui de inserção no mercado de trabalho e de autonomia na conquista da qualidade de vida”, pontuou Roma.

“O presidente Jair Bolsonaro está agindo de maneira antecipada para proteger as famílias no pós-Auxílio Emergencial e apoiá-las na superação da pobreza e extrema pobreza. O Auxílio Brasil é um passo adiante do Bolsa Família. Amplia a abrangência das ações, simplifica a cesta de benefícios e oferece ferramentas para o cidadão ganhar qualidade de vida e autonomia”, encerrou o ministro.

Quem poderá se beneficiar com o auxílio Brasil?

  • Famílias com renda mensal por pessoa até RS$ 89: classificação de extrema pobreza;
  • Famílias com renda mensal por pessoa entre RS$ 89,01 e RS$ 178: classificação de pobreza.

Como solicitar o cadastramento?

O governo ainda não detalhou o processo de entrada dos segurados, mas já afirmou que todos precisam obrigatoriamente estar inscritos no Cadastro Único. Para isso é preciso reunir os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.