Bolsa Família ganha chance de receber auxílio emergencial dobrado até 2023

Em clima de incertezas, governo federal avalia manter o auxílio emergencial até 2023. Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, passou a se pronunciar sobre o futuro social do país. Sem alternativas para custear o Auxílio Brasil, o gestor avalia a possibilidade de manter o Bolsa Família com abonos extras.

Bolsa Família ganha chance de receber auxílio emergencial dobrado até 2023 (Imagem: FDR)
Bolsa Família ganha chance de receber auxílio emergencial dobrado até 2023 (Imagem: FDR)

A agenda social do presidente Jair Bolsonaro tem sido um tema de destaque na imprensa nacional. Há meses o chefe de estado vem fazendo promessas para o eleitorado em situação de vulnerabilidade, com a implementação do Auxílio Brasil que substituiria o Bolsa Família. Porém, a adoção da proposta está ameaçada.

Porque o Auxílio Brasil não deve ser aprovado?

O principal entrave de Bolsonaro com um projeto social de sua assinatura é o fechamento da folha orçamentária da união. Na nova proposta, mais de 17 milhões de famílias seriam beneficiadas com mensalidades de ao menos R$ 300. Porém, o valor total do programa ultrapassa o teto fiscal imposto pelo Congresso.

Desde então, Bolsonaro e Guedes passaram a avaliar possibilidades para remanejar as despesas. Até o momento foram sugeridas a aprovação de uma reforma tributária, congelamento do salário da previdência e até mesmo a postergação dos precatórios, sendo todas elas recusadas.

Diante desse cenário o auxílio Brasil não deverá ser concedido em novembro, como prometido.

Alternativa é estender o auxílio emergencial

Há menos de um mês para o encerramento da última parcela do auxílio emergencial, Bolsonaro passou a afirmar que poderá manter as mensalidades. De acordo com ele, sem o novo projeto a população permanecerá sendo contemplada com os atuais valores.

No entanto, ainda não se sabe se haverá novos cortes na lista de contemplados mediante a atualização das regras de concessão.

Existem especulações de que haja um auxílio transitório entre o fim do auxílio emergencial e o início de um novo programa. Nesse caso, seriam acumulados pagamentos. O bônus transitório mais o salário do Bolsa Família.

Desse modo, é possível afirmar que para Bolsonaro a adoção de um projeto social até 2023 está declaradamente sendo utilizado como uma estratégia eleitoral para garantir sua reeleição.

Quando candidato, em 2018, o atual chefe de estado teve rejeição quase que total pela população de baixa renda.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.