Vantagens e riscos de começar a investir na Bolsa de Valores (para iniciantes)

Muitas pessoas ao pensarem em investir na Bolsa de Valores podem ter uma ideia ultrapassada. De que é preciso ter muito dinheiro, mas não é bem assim. Saiba aqui as vantagens e riscos de começar a investir na bolsa de valores.

Os brasileiros possuem dúvida se compensa mais deixar o dinheiro rendendo na poupança, ou se investir o seu dinheiro em outras opções é melhor. Além do dinheiro render, na Bolsa pode ser uma forma de se organizar financeiramente para o seu futuro.

Em que posso investir?

A Bolsa possui mais ações e isso abre um leque de possibilidades de produtos. Na bolsa, é possível que o dinheiro seja aplicado em ações, fundos imobiliários, fundos de índice (ETFs), BDRs, contratos futuros e entre outros.

Posso saber quanto vou lucrar?

Os produtos vendidos na bolsa são de renda variável, que não podem ser previstos com antecedência do quanto vai render. Assim, no momento de realizar uma escolha é importante ser cuidadoso.

Quanto preciso investir?

Algumas pessoas ainda possuem a visão de que é necessário muito dinheiro para realizar o investimento.

Não há um valor mínimo para investir na Bolsa, ele vai depender do tipo do investimento escolhido e a quantidade. Algumas empresas possuem ações que podem custar R$ 30.

Posso ser bonificado?

Há oportunidade dos investimentos pagarem uma pequena parcela dos seus lucros para aqueles que compram. Além disso, é possível receber uma parte dos lucros da empresa em formato de bonificação e dividendos.

Os dividendos é o dinheiro pago aos acionistas, a sua quantia depende do quanto eles possuem investido na empresa.

Posso investir em uma empresa internacional?

Sim, na bolsa os investidores podem comprar ações de empresas internacionais, por meio do Certificado de Depósito de Valores Mobiliários.

Esses são títulos financeiros emitidos e negociados no Brasil e representam ativos de grandes empresas estrangeiras. 

Posso investir online?

Sim, os investidores podem realizar as suas operações online. Atualmente, todas as transações podem ser realizadas de forma totalmente digital, sem burocracia e com muita segurança. 

Para fazer transações na Bolsa é preciso acessar uma plataforma digital, chamada Home Broker, que é disponibilizada pelas corretoras de valores. Por meio dela, os investidores têm acesso aos investimentos.