Black Friday 2021: Dicas para não cair em ciladas durante as compras on-line

A Black Friday está chegando, a data que deve acontecer é em 26 de novembro, última sexta-feira do mês. Nessa data, os consumidores devem estar atentos ao realizarem as compras para não cair em ciladas.

A popularidade da Black faz com que algumas pessoas queiram aplicar golpes em outras. Segundo a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, as práticas de fraude devem crescer 52% na Black Friday de 2021. 

E-mail, sms, telefonema, mensagens de WhatsApp e falsos anúncios podem ser algumas táticas digitais de fraudes durante o período tão aguardado de promoções.

Dicas para compras durante a Black Friday de 2021

  • Faça lista de compras

Primeiro selecione o que deseja comprar, para ter com clareza em sua mente o que deseja levar para a casa. Isso facilita ainda que você consiga acompanhar os preços e saber o que está na promoção.

  • Monitore os sites das lojas

Selecione os sites com os melhores preços antes da Black e fique atento, essa é uma forma de evitar ciladas, pois algumas lojas acabam aumentando os preços antes da Black Friday para quando chegar na data abaixar o preço. E assim, criar uma falsa promoção. 

  • Esquenta da Black

Algumas lojas começam as promoções antes mesmo da Black, acompanhe as lojas que tem os seus produtos nas redes sociais e assine os e-mails promocionais para receber tudo antes.

  • Fique atento a reputação das lojas

Há ferramentas que disponibilizam informações sobre os atrasos e problemas das lojas online, pesquise para saber se a loja é realmente confiável, realiza a entrega sem atrasos, os produtos bem embalados e produtos de boa qu//alidade.

  • Veja se o site é verdadeiro

Esse ponto apesar de simples é o mais importante, os consumidores precisam checar o domínio do site, que pode ser substituído de formas que podem confundir ao olhar rápido, como por exemplo: fdr.com.br por fdrr.com.br 

Além disso, cheque se o site possui antes do “www” o protocolo “https”. O e “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

  • Cartões

Para as compras online opte por usar o cartão virtual, ele pode ser ativado no aplicativo e normalmente o número só fica disponível por um tempo e depois expira. Isso evita que sejam realizadas clonagens. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.