Último dia para pagar o IPTU de Palmas; guia emitida online no site da prefeitura

Os contribuintes do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em Palmas tem até hoje, 15, para pagar a parcela de outubro do tributo. O valor do imposto neste ano pôde ser parcelado em até 10 vezes, com a última parcela vencendo no mês de dezembro. Saiba como pagar.

Último dia para pagar o IPTU de Palmas; guia emitida online no site da prefeitura
Último dia para pagar o IPTU de Palmas; guia emitida online no site da prefeitura (Imagem FDR)

Os carnês foram enviados para os contribuintes no início deste ano, mas também estão disponíveis para download no portal da Prefeitura. Também é possível retirar o carnê pessoalmente em uma das três unidades do Resolve Palmas, na Avenida JK, Taquaralto ou Capim Dourado Shopping.

O pagamento do imposto pode ser efetuado em agências lotéricas, nos bancos conveniados e também nos caixas eletrônicos e aplicativos de Internet Banking.

Também estão inclusos no valor do boleto, a taxa de coleta de lixo e a contribuição para iluminação pública (Cosip).

Calendário de pagamentos do IPTU 2021 Palmas

  • Oitava parcela: 15 de outubro de 2021
  • Nona parcela: 15 de novembro de 2021
  • Décima parcela: 15 de dezembro de 2021

IPTU

O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana é uma cobrança brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.

Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.

Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.

Como o IPTU recai sobre a propriedade, o contribuinte deverá o imposto em todos os imóveis que estejam em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.

As regras para isenção do IPTU variam de cidade para cidade. Em algumas locais, os aposentados e pensionistas pagam menos. Outras dão isenção pelo valor da propriedade.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.