Ao acessar o sistema da Caixa, alguns usuários se depararam com mensagens indicando erro X5. Este problema pode acontecer por diversos motivos. De forma geral, entenda como lidar com o erro X5 da Caixa pelo celular ou computador.
O código X5 significa que o sistema da Caixa identificou algum problema. Geralmente, a notificação acompanha uma explicação sobre como o usuário deve proceder.
Entre as mensagens que aparecem no internet banking ou aplicativo Caixa Tem, estão “X5 – computador/dispositivo bloqueado. Favor entrar em contato com o suporte tecnológico” e “X5 – Transação negada para esta conta”.
Como resolver o erro X5 da Caixa pelo computador
São vários motivos que causam o erro X5 ao utilizar o Internet Banking no computador. Segundo o site Meu Portal Financeiro, o principal é “X5 – computador/dispositivo bloqueado”. Neste caso, a recomendação é seguir estes passos:
- Acessar o painel de controle do computador e desinstalar o aplicativo “WARSAW”;
- Reiniciar o computador no modo de segurança;
- Abrir o navegador. Assim, o programa será reinstalado.
No caso de outra mensagem bastante comum, a “X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário”, por exemplo, será preciso refazer o cadastro no Internet Banking da Caixa — como se fosse a primeira vez. Se o problema continuar, a indicação é de verificar esses fatores:
- Quantos dispositivos estão ativos na mesma conta?
- Os cookies para a página da Caixa foram ativados?
- A versão utilizada do Windows é compatível?
Caso nenhuma das soluções indicadas funcionem, é recomendável que o usuário entre em contato com Caixa.
Como resolver o erro X5 da Caixa pelo Caixa Tem?
Os problemas no app Caixa Tem podem aparecer por diversos motivos, o que dificulta saber qual é a razão específica para cada caso. O site Meu Portal Financeiro sugere duas medidas para tentar lidar com o problema.
O primeiro ponto é verificar se a contas não está “logada” em outros celulares. Essa situação causa um bloqueio pelo aplicativo. Outra ação sugerida é limpar o cachê do smartphone, ou reinstalar o app — essa hipótese será preciso se o usuário utilizar o iOS.
Caso o usuário tente realizar uma transação fora do horário de funcionamento, das 8h às 17h, pode surgir a mensagem “X5 – Transação negada para esta conta”, por exemplo. Esta notificação também pode surgir se a pessoa estiver utilizando uma versão antiga do aplicativo.
Como resolver o erro X5 da Caixa pelo celular?
Do mesmo modo, o erro X5 pode surgir por diversas razões. Diante disso, a solução pode ser reslvida por meio da análise da mensagem da notificação. Conforme o site iDinheiro, em algumas situações, será preciso cadastrar novamente o usuário Caixa.
Em outros casos, há a recomendação de entrar em contato com o suporte tecnológico da Caixa. Nessa hipótese, estão os MEIs que utilizam o aplicativo para pagar as guias.