Detran-RN faz mutirão para contemplados na CNH Popular realizarem exame médico

Nesta quinta, 14, o Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte), deu início a um mutirão para atender os beneficiados do programa CNH Popular, que concede a Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda.

Detran-RN faz mutirão para contemplados na CNH Social realizarem exame médico
Detran-RN faz mutirão para contemplados na CNH Social realizarem exame médico (Imagem FDR)

O Detran montou uma estrutura voltada especialmente para os atendimentos médicos e psicológicos e os atendimentos acontecem até às 14h de hoje, na sede administrativa localizada no bairro Cidade da Esperança, em Natal.

No mutirão, as pessoas beneficiadas fazem o exame médico oftalmológico e o exame psicológico de aptidão. E ainda a captura das impressões digitais, da imagem e por fim, a digitalização dos documentos pessoais solicitados.

Quem for aprovado no processo será direcionado para o CFC (Centro de Formação de Condutores) para iniciar as aulas teóricas de condução de veículos automotores, de acordo com a categoria que o beneficiado deseja aprender. 

“Montamos uma estrutura para atender todos os classificados no programa CNH Popular. Trouxemos duas clínicas médicas e seis clínicas psicológicas que vão atuar nos dois dias de atendimento”, disse a coordenadora Médica e Psicológica do Detran, Ana Xavier, ao G1.

Jonas Goldeiro, coordenador de Habilitação do Detran, disse que a expectativa é que até o mês de dezembro, os primeiros beneficiários do programa CNH Popular já estejam habilitados.

Todas as pessoas beneficiadas com o programa CNH Popular contam com isenção dos pagamentos das taxas e despesas relativas aos exames médicos e psicológicos.

E dos cursos técnicos e práticos de direção veicular ministrados pelos CFCs credenciados no programa. O governo do estado investiu R$ 600 mil no programa.

O CNH Popular engloba a primeira habilitação e mudança de categoria para motoristas já habilitados. São disponibilizadas 353 vagas, distribuídas assim: 200 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 111 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 15 para Mudança de Categoria “C”, 15 vagas para Mudança de Categoria “D” e 12 para Mudança de Categoria “E”.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.