Tudo o que muda no ENEM 2021 com atualização do guia do participante

Guia publicado na última semana explica aos participantes do ENEM 2021 como é calculada a nota do exame. Os estudantes podem consultar o material na página oficial do INEP.

Tudo o que muda no ENEM 2021 com atualização do guia do participante
Tudo o que muda no ENEM 2021 com atualização do guia do participante (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou no último dia 8 de outubro uma atualização do Guia do Participante do ENEM 2021.

O documento que tem o subtítulo “Entende a sua nota do Enem” apresenta aos candidatos como é feito o cálculo da média no exame. Na realidade o documento tem apenas essa finalidade, ele não modifica o exame.

Entenda a nota do ENEM 2021

O Guia foi dividido em seis capítulos que vão facilitar para o estudante entender a sua nota no exame, são eles:

  1. Calculando a nota
  2. Entendendo outros aspectos do modelo de TRI
  3. Procedimentos de correção
  4. Processo de criação das questões
  5. Principais dúvidas sobre a nota do Enem
  6. Entendendo tecnicamente a nota da TRI

De modo geral, lendo o material o estudante vai poder compreender melhor a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método de avaliação usado para a correção das provas objetivas do exame.

Nesse método não importa a quantidade de questões que o candidato acertou, mas quais itens ele acertou. Isso porque, as questões são classificadas em níveis de dificuldades.

Com isso, o sistema espera que se um estudante conseguiu acertar uma questão classificada como difícil, ele também conseguirá acertar as fáceis; é o chamado “método anti-chute”.

Para conferir o documento completo acesse o documento Guia do Participante – Entenda a sua nota

Por outro lado, o Guia não explica a correção da redação, pois, nesse processo são utilizados outros mecanismos para correção, como as 5 competências.

Se você quer saber mais sobre a redação do exame, consulte o documento elaborada pelo INEP: A redação do ENEM 2019.

O primeiro grupo de participantes do exame fará as provas impressas e digitais nos dias 21 e 28 de novembro. Enquanto que quem solicitou a isenção na reabertura do prazo fará nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

 Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.