Bradesco se torna único controlador do banco Digio; o que muda para os clientes?

O Bradesco anunciou a compra da fatia de 49,99% da participação do Banco do Brasil na fintech Digio. Até então, o banco digital era controlado pelas duas empresas.

A transação teve o valor de R$625 milhões e com isso, o Bradesco se tornou o único controlador do Digio, passando a deter todo o capital social da fintech indiretamente.

A compra se tornou um marco pelo fato de ser inédito duas instituições como o Bradesco e Banco do Brasil desfazerem uma das muitas parcerias que mantem entre si. 

O banco Digio é uma fintech criada pelo Grupo Elopar, holding fundada em 2015 fruto de uma parceria entre o Bradesco e o Banco do Brasil.

O Digio tem cerca de 2 milhões de cartões de crédito e também oferece serviço de contas e crédito pessoal aos seus usuários, além de possuir uma carteira de crédito da ordem de R$ 2,5 bilhões. 

A compra é vista como positiva para o Bradesco pelos especialistas, uma vez que a operação está em linha com a estratégia da instituição de investimento em empresas digitais, o que complementa a atuação e abrange muito mais o público.

Após a aprovação da compra pelas autoridades regulatórias, o Bradesco deve aumentar seu portfólio de produtos e serviços, acelerando sua expansão da base de clientes.

Falando sobre a atuação do banco no meio digital, o Bradesco já possui a carteira digital Bitz e o banco digital Next, que possui 7 milhões de clientes e complementa o ecossistema da instituição com soluções de serviços financeiros e não financeiros. 

Atualmente, o Digio possui 2,7 milhões de clientes e tem em sua linha de cartões de crédito, seu principal produto. No primeiro semestre a fintech teve um lucro líquido de R$ 36,7 milhões. 

A compra acontece em meio a um dos setores mais concorridos da economia, com fortes concorrentes como PagBank, Inter, Nubank e C6 Bank.

Esta concorrência faz com que  os players tradicionais necessitem cada vez mais de estratégias digitais mais agressivas para bater de frente com a alta competitividade do setor.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.