Amapá abre prazo de negociação do IPTU e ICMS até este mês de outubro

O governo do Amapá prorrogou até 29 de outubro a adesão ao Programa de Refinanciamento (Refis) do Imposto sobre Circulação, Mercadorias de Serviços (ICMS). As parcelas podem ser feitas em até 84 vezes, com redução de juros e multas.

Amapá abre prazo de negociação do IPTU e ICMS até este mês de outubro
Amapá abre prazo de negociação do IPTU e ICMS até este mês de outubro (Imagem: Montagem/FDR)

Conforme o decreto do governo estadual, o parcelamento engloba dívidas dos últimos cinco anos. A adesão ao Refis 2021 possibilita o parcelamento de débitos fiscais relacionados ao ICMS, com diminuição de multas e juros correspondentes a fatos ocorridos até 31 de dezembro de 2020.

O governo afirma que os requerimentos de débitos inscritos na dívida ativa devem ser formalizados na Procuradoria Geral do Estado (PGE). No caso dos demais, o procedimento ocorre na Sefaz.

Parcelamento do Refis 2021 de ICMS no Amapá

Os contribuintes do Amapá poderão pagar o parcelamento dessas formas:

  • Em parcela única, com diminuição de até 95% dos juros e das multas punitivas e moratórias;
  • À vista ou parcelado em até 12 parcelas, com diminuição de 85% dos juros e das mutas punitivas e moratórias;
  • De 13 a 60 parcelas, com diminuição de 75% dos juros e das multas punitivas e moratórias;
  • De 61 a 84 parcelas, com diminuição de 65% dos juros e das multas punitivas e moratórias.

Prefeitura de Macapá prorroga adesão ao Refis para pagamento do IPTU

Além do governo estadual, a Prefeitura de Macapá prorrogou para até 30 de outubro o prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2021.

Este programa visa a regularização de questões tributárias envolvendo o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviço (ISS), Alvará de Funcionamento e demais taxas. O Refis não inclui o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e nem o ISS retido na fonte.

Ao realizar os pagamentos à vista, os contribuintes contarão com redução de 90% nas multas e juros sobre o valor do tributo.

A adesão ao Refis 2021 deve ser realizada junto à Central do Contribuinte. Ela funciona das 8h às 14h. O órgão está localizado na Rua Jovino Dinoá, 488, no Trem.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com os telefones (96) 98801-4139, (96) 98813-3613 e (96) 98813 3620. Esses contatos funcionam tanto para ligação, quanto para WhatsApp.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.