Covid-19: Cidades que estão exigindo apresentação do passaporte da vacina

Atualmente, há centenas de cidades que estão exigindo apresentação do passaporte da vacina. Por meio de decretos, municípios exigem esse documento em espaços coletivos públicos. O intuito do passaporte da vacina é de controlar a propagação da covid-19 e a estimular a vacinação.

Covid-19: Cidades que estão exigindo apresentação do passaporte da vacina
Covid-19: Cidades que estão exigindo apresentação do passaporte da vacina (Imagem: Alena Shekhovtcova/Pexels)

Apesar da crítica por parte do governo federal, o passaporte da vacina tem apresentado aumento de adesão por parte dos municípios. As cidades exigem o documento para conceder acesso lugares como restaurantes, hotéis, shows e eventos.

Na última sexta-feira (1º), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um novo boletim com a recomendação de adotar o passaporte da vacina em todo o Brasil. A fundação entende que o documento pode ser uma estratégia para estimular as pessoas a se vacinarem contra o novo coronavírus.

Conforme o boletim, essa estratégia é fundamental na tentativa de controlar a circulação de pessoas não vacinadas em locais fechados em com maior concentração de pessoas. Dessa forma, seria possível diminuir a transmissão da doença.

Por meio do certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS, há a possibilidade de obter a aceitação em qualquer ocasião. A ferramenta ainda tem opções em português, inglês e espanhol.

Além disso, o aplicativo também pode ser utilizado em viagens internacionais. Neste caso, a aceitação vale para as localidades que aceitam a entrada de brasileiros.

Brasil tem centenas de cidades que estão exigindo apresentação do passaporte da vacina

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o passaporte da vacina é exigido em 249 cidades do país. A apuração foi feita entre os dias 20 e 23 de setembro. foram ouvido s 2.461 gestores municipais.

Este número representa 10,1% dos municípios que responderam à pesquisa. Entre as regiões do país, a Região Norte possui o maior percentual de munícios que exigem o documento, com 20,7%. Por outro lado, a Região Sudeste possui o menor percentual, com 6,6%.

Entre os locais que exigem o passaporte da vacina, estão São Paulo (SP), São Caetano (SP), Suzano (SP), Guarulhos (SP), Borborema (SP), Cosmópolis (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Palmas (TO), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Ponta Grossa (PR), Patos (PB), Rondonópolis (MT), Cáceres (MT), Caicó (RN) e Florianópolis (SC).

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.