- Agências do INSS funcionam normalmente na véspera de feriado;
- Previdência Social estará de portas fechadas nesta terça, 12.
- Demandas podem ser resolvidas pelo site e telefone.
Devido ao feriado do dia 12 de outubro, as agências do INSS por todo o Brasil estarão fechadas. No entanto, ainda há tempo de resolver demandas presencialmente nesta segunda-feira, 11.
O INSS e a Subsecretaria da Perícia Médica Federal do Ministério do Trabalho e Previdência informaram que manterão todos os agendamentos para hoje. No entanto, foram reportadas uma série de críticas quanto ao não funcionamento das perícias no dia de hoje (11).
Embora a Portaria ME nº 11.923, tenha estabelecido essa véspera de feriado como ponto facultativo, vale ressaltar que o documento também prevê a manutenção da atividade de atendimento presencial, inclusive das perícias médicas.
No entanto, amanhã, 12 de outubro, as agências do INSS estarão fechadas. Os segurados e contribuintes que precisarem resolver algum assunto, devem buscar informações através dos canais remotos, como a Central de Atendimento pelo número 135, disponível de segunda a sábado das 07h às 22, ou pela plataforma Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo, disponível 24 horas por dia.
Central de Atendimento 135
Com a chegada da pandemia da Covid-19 foi preciso se adaptar a novos meios em decorrência da necessidade de distanciamento e isolamento social que deixou a autarquia de portas fechadas por muitos meses.
Um dos novos meios de comunicação para resolver demandas previdenciárias foi a Central de Atendimento 135 que, apesar de já existir há um bom tempo, somente agora passou a ser usada com mais frequência.
A Central de Atendimento do INSS funciona através do número 135 das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado. Durante este período, o INSS conta com uma estrutura capacitada e empenhada em cumprir o objetivo de auxiliar em todas as demandas dos segurados, desde apenas tirar simples dúvidas e agilizar requerimentos. Apesar de não ser um número 0800, a ligação não tem nenhum custo.
Ao ligar para o INSS pelo 135, o cidadão se depara com um menu eletrônico que irá direcioná-lo a um profissional habilitado. Vale mencionar que o tempo médio de espera é de 10 a 20 minutos, embora possa sofrer variações de acordo com cada demanda.
A recomendação é para insistir caso a ligação cair. No entanto, é preciso esperar o atendimento ser encerrado para adquirir o número do protocolo, que será bastante útil para o acompanhamento da solicitação. Além do que, todas as ligações ficam gravadas para uso posterior.
Após ser atendido via telefone, o segurado deve apresentar informações como o número do CPF; número da inscrição da Previdência Social; número do NIS/PIS, para quem tem emprego com carteira assinada; CNPJ ou CPF do empregador e o número do benefício (NB) se tiver.
Vale mencionar que, em hipótese alguma o INSS solicita senhas ou outros dados financeiros confidenciais durante a ligação. Por isso, é importante se atentar para evitar cair em golpes.
No geral, a Central de Atendimento 135 está apta para realizar os seguintes procedimentos:
- Marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
- Agendar e consultar perícias médicas (ou fazer a remarcação);
- Requerer o Pedido de Prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
- Fazer a inscrição como contribuinte;
- Pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
- Conferir o andamento dos processos em andamento;
- Verificar data de pagamento de benefícios;
- Obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
- Registrar reclamações, elogios ou denúncias.
Meu INSS
O Meu INSS é a plataforma online criada pelo INSS para atender os segurados de forma rápida e fácil. É possível acessá-la tanto pelo site meu.inss.gov.br, quanto pelo aplicativo disponível para Android e IOS.
Em ambas as opções, é preciso ter uma conta vinculada ao Gov.br. O segurado ou contribuinte pode escolher três maneiras diferentes para acessar o Meu INSS, sendo com o uso do CPF e senha, integração a partir dos bancos credenciados e certificado digital em nuvem.
Na opção do acesso via instituição financeira, é necessário fazer o login através do internet banking da mesma. Entre os principais serviços disponíveis no site é possível:
- Consultar extratos;
- Consultar processos;
- Fazer agendamentos;
- Atualizar os dados cadastrais;
- Solicitar a aposentadoria Urbana;
- Solicitar o salário Maternidade;
- Simular o tempo de contribuição;
- Solicitar o histórico de crédito de benefício (HisCre);
- Solicitar a carta de concessão;
- Agendar a perícia;
- Conferir o resultado de perícia médica;
- Consultar a Declaração – Consta/Nada Consta;
- Consultar a Revisão de Benefício – Artigo 29;
- Encontrar uma agência;
- DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual.