Como funciona o rodízio de veículos em SP nesta segunda (11) e terça (12)

Feriado de Nossa Senhora Aparecida altera sistema de rodízio de veículos em São Paulo. Nesta segunda e terça-feira (11), os paulistanos devem ficar atentos ao funcionamento de estabelecimentos e liberação de vias na grande capital. Devido a data comemorativa, foram feitas modificações nos horários.

A prefeitura de São Paulo informou que o rodízio de veículos para carros estará suspenso nessa segunda-feira (11). O motivo de tal decisão se deu mediante o feriadão prolongado de Nossa Senhora Aparecida, mantendo apenas a rotatividade para os veículos pesados (caminhões).

Como funciona o rodizio de veículos na terça-feira (12)

Já no dia do feriado, a prefeitura decretou a suspensão do rodizio de automóveis de passeio e caminhões. Isso significa dizer que a população não poderá circular nas vias a menos que seja a pé ou de bike.

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) permanecerão funcionando. Já as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus estarão paradas.

Funcionamento dos serviços bancários

Quem precisar resolver alguma pendência no banco tem o funcionamento normal nesta segunda-feira (11). Já na terça-feira (12) as unidades estarão fechadas.

“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e os carnês com vencimento em 12 de outubro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (13)”.

Correios

Os serviços de entrega pelos correios funcionarão normalmente na segunda-feira (11). Já na terça-feira (12), não há expediente, “exceto nas localidades cuja data foi antecipada por decreto estadual ou municipal”.

Feiras e Mercados

No setor de alimentos, os mercadões públicos e feiras deverão funcionar normalmente. No entanto, o cidadão deve verificar o horário de cada um.

Vacinação contra Covid-19

Quem estiver com o agendamento para imunização contra o novo coronavírus, deve ficar tranquilo. As aplicações permanecerão no horário e local marcados.

Na segunda, as 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) integradas funcionarão das 7h às 19h. A vacinação também ocorre nos megapostos, das 8h às 17h.

Já no dia do feriado, nesta terça-feira (12), as AMAs e UBSs Integradas funcionam no mesmo horário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.