Como pagar licenciamento de veículos com plana final 6, 7 e 8 no Detran-PR

No último dia 1º de outubro, deu-se início ao prazo para os proprietários de veículos com placa finais 6, 7 e 8, pagarem o licenciamento 2021. Eles devem se atentar ao calendário de pagamentos para não perder os prazos. Veja os detalhes.

Como pagar licenciamento de veículos com plana final 6, 7 e 8 no Detran-PR
Como pagar licenciamento de veículos com plana final 6, 7 e 8 no Detran-PR(Imagem: Tãnia Rego/Agência Brasil)

O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) deixou de emitir, desde o ano passado, a carta de aviso que era remetida aos donos de veículos, como forma de cortar gastos públicos em meio a pandemia.

Outro documento que deixou de ser impresso e enviado para o motorista é o CRLV, que agora está disponível apenas em versão digital (CRLV-e) e pode ser acessado através do site do Detran.

O documento pode ser impresso em papel comum a4, ou acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran InteliGente.

A guia de pagamento do licenciamento deve ser emitida através do site do Detran ou no app Detran InteliGente. O tributo tem o valor de R$86,50 para todos os veículos e pode ser pago nos caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking dos bancos arrecadadores credenciados (Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento).

“É importante que o cidadão não perca o prazo de pagamento e evite circular com o veículo de forma irregular, o que pode acarretar em infração de trânsito”, disse o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

A multa por trafegar com veículo não licenciado, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, custa R$293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o recolhimento do veículo.

CRLV Digital

O CRV e CRLV se tornaram um único documento. O dono do veículo vai receber também um Número de Segurança do CRV, que será a chave de acesso para realização da transferência veicular, se desejar vender o veículo.

O motorista deve manter este número em local seguro e não precisa ser apresentado em caso de fiscalização.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.