Nesta quarta, 6, foi apresentado o plano de ações estratégicas da Prefeitura de Olinda que tratam da retomada do turismo no município. O projeto batizado de “Vamos Olindar”, inclui iniciativas feitas pela gestão em vários pontos da cidade, com festivais, anúncio de novas obras, passeios e rearranjos em locais turísticos. O objetivo do plano é assegurar um carnaval seguro em 2022.
Professor Lupércio, o prefeito de Olinda, diz que o carnaval 2022 só irá ser realizado caso aconteça uma melhora nos índices da pandemia do coronavírus. Ele garante que a cidade está pronta tanto para a volta do turismo no Sítio Histórico como para a realização de uma grande festa.
“Estamos sim preparados para a retomada do turismo no sítio histórico de Olinda. Além dessa retomada, estamos preparados também para fazer o melhor carnaval. Porém, mais do que nunca, estamos acompanhando toda a movimentação da pandemia. Estamos com várias frentes na cidade, no enfrentamento da Covid-19. Porém, estamos iniciando todo o processo de licitação, como se fosse fazer o carnaval, mas acompanhamos toda a fase da pandemia em Olinda, mas estamos preparados para fazer o carnaval, se assim for necessário. Evidente que vamos estar alinhados com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado”, disse o prefeito.
O prefeito acabou citando também, a festa de fim de ano como um dos eventos possíveis de serem realizados. “Não tenham dúvidas, que se tudo correr como esperamos. Estamos preparados para fazer o Carnaval e também o Réveillon”.
A secretária de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda (SEPACTUR), Gabriela Campêlo, também falou sobre o carnaval e afirmou que a realização da festa ainda está em estudo. Ela reforçou que a pandemia não acabou e que tudo está sendo pensado com respeito e cuidado.
“Nosso carnaval está sendo planejado e estudado com muita cautela. Como sabemos, a pandemia ainda não acabou e como o prefeito fala, a nossa prioridade é cuidar da vida das pessoas. O carnaval está sendo encaminhado com todo o cuidado e com respeito”, disse.