Crescem críticas a tentativa de vincular reforma do IR ao Auxílio Brasil

Senado passa a criticar decisão do governo para implementação do Auxílio Brasil. Nessa semana, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente da casa se pronunciou sobre a proposta de reformar o imposto de renda nacional. A medida tinha sido apresentada pela equipe econômica como alternativa para custear o novo Bolsa Família.

Crescem críticas a tentativa de vincular reforma do IR ao Auxílio Brasil (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Crescem críticas a tentativa de vincular reforma do IR ao Auxílio Brasil (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A implementação do Auxílio Brasil está cada vez mais difícil. Nessa semana, até mesmo os aliados de Bolsonaro, como o senador Rodrigo Pacheco, passou a criticar a proposta de reformar o imposto de renda para levantar recursos destinado ao novo projeto. De acordo com ele, um novo modelo de tributação não deveria ser a condição única da pauta social.

“Não podemos colocar no colo do Congresso Nacional essa responsabilidade de aprovar um projeto estruturante como condição para algum programa social, que é o que tem mais apelo social, mais apelo eleitoral, inclusive“, disse Pacheco durante evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Quais são os entraves do Auxílio Brasil?

De modo geral, o governo federal não vem conseguindo encontrar alternativa para custear o novo Bolsa Família sem violar o teto de gastos imposto pelo Congresso.

Há semanas, o ministro Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro, passaram a pressionar e culpabilizar os parlamentares pela possível não implementação da proposta.

Inicialmente a primeira mensalidade do abono seria concedida já em novembro, com o fim do auxílio emergencial. No entanto, sem valor suficiente no cofre da União não há uma nova previsão para a concessão.

Com isso, Bolsonaro passou a afirmar que pode manter o auxílio emergencial. Nesta semana, Guedes alegou também que não descarta a possibilidade de estender o atual projeto para beneficiar os brasileiros mais vulneráveis.

Reforma tributária

Para o presidente do Senado, a reforma tributária deve ser avaliada com cautela, não de forma rápida e despreparada para que o novo projeto seja criado. Ele afirma que já divergência entre setores empresariais e resistência de municípios, tornando assim o processo de adoção ainda mais delicado.

Isso tudo dificulta a discussão, mas não podemos deixar de ter propósito“, afirmou Pacheco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.