Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água

Moradores do Pará terão descontos em suas contas de água. Na última quinta-feira (30), o governo estadual informou que estará implementando o programa Água Pará. Ele terá como objetivo reduzir as mensalidades para o consumo da população mais vulnerável. A previsão é de que mais de 235 mil famílias sejam contempladas.

Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Diante do atual cenário de crise econômica, tem sido cada vez mais difícil para os brasileiros de baixa renda manter suas contas. Atentos a essa questão, o governo do Pará lançou um novo projeto social reduzindo as taxações nas tarifas de consumo de água.

Detalhes sobre o Água Pará

O programa é fruto do governo estadual e já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Por meio dele, o cidadão vinculado ao Cadastro Único que comprovar a situação de vulnerabilidade terá desconto nas contas de luz.

A depender da fonte de renda do cidadão, será possível ter o valor totalmente sanado pelo projeto. Para fazer a contabilidade a gestão estadual realizará um cruzamento de dados para com a distribuidora.

Vale Gás entra em funcionamento

Além dos descontos nas contas de água, a população terá ainda uma nova ajuda de custo para a aquisição do botijão de gás doméstico com 13 quilos. Para ser beneficiário também é preciso estar no CadÚnico, havendo a possibilidade de contemplação com ambos os abonos.

“Estamos iniciando mais uma ação assertiva do nosso governador, com o intuito de mitigar o peso dos resultados negativos da pandemia. O auxílio Vale Gás atenderá aquelas famílias que são consideradas pelo Cadastro Único de extrema pobreza, o que soma cerca de 100 mil família1s em todo o Estado, totalizando um investimento do governo estadual de cerca de R$ 11 milhões. Diminuindo as despesas das famílias, a nossa expectativa é que essa população possa se dedicar a custear outras necessidades, garantindo um pouco mais de tranquilidade ao nosso povo e assistência aos mais vulneráveis“, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Para mais informações sobre os abonos sociais estaduais, acompanhe nossa página exclusiva de benefícios.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.