Fintech americana lança cartão de débito para brasileiros com taxa de 0,38%

A Passfolio, fintech americana, anunciou o lançamento de cartão de débito em dólares para brasileiros. As taxas são de 0,38% para depósitos em reais na conta e de 1,45% no câmbio para dólar. O pedido deste novo cartão estará disponível para clientes residentes ou cidadãos brasileiros a partir de 1º de novembro.

Fintech americana lança cartão de débito para brasileiros com taxa de 0,38%
Fintech americana lança cartão de débito para brasileiros com taxa de 0,38% (Imagem: Divulgação/Passfolio)

O novo cartão de débito da Passfolio será oferecido nas versões física e digital. O produto possui a bandeira Mastercard. A aceitação acontece em todos os países que aceitam essa bandeira. A fintech propõe uma opção mais cômoda e acessível para comprar e utilizar dólares no exterior.

De acordo com o Passfolio, o novo cartão de débito aparece em meio ao momento de retorno das viagens internacionais — mas com o dólar muito alto.

No final de setembro, os Estados Unidos passaram a reduzir as restrições a viagens para estrangeiros. Essa medida, que também inclui os brasileiros, passará a valer em novembro.

Segundo o relatório Borderless Commerce Report 2021, feito pelo PayPal, 57% dos consumidores digitais do Brasil realizaram, ao menos, uma compra no exterior em 2020. Apesar disso, recentemente, o dólar tem sido visto a valores acima de R$ 5 — o que torna as compras no exterior mais cara.

Cartão de débito do Passfolio é vinculado a banco americano

Diante do contexto atual, a fitech oferecerá um cartão de débito, em dólares, vinculado a uma conta de um banco americano. Dessa forma, este produto se torna uma alternativa para evitar o valor alto do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) — 6,38% — sobre transações internacionais.

As taxas cobradas pela Passfolio são menores do que conversões tradicionais ou transações internacionais. Outro ponto positivo é que o cartão de débito se torna uma opção mais prática, sem precisa levar carregar dinheiro físico durante as viagens.

Vale destacar que este cartão pode ser usado em mais ocasiões, além das viagens internacionais. Os brasileiros também podem utilizar a conta aberta nos Estados Unidos para efetuar compras em lojas online como Apple e Amazon.

O saldo pode ser aproveitado diretamente em carteiras digitais como Google e Samsung. Disponível a partir de 1º de novembro, a solicitação do cartão poderá ser feita por meio dos canais digitais da Passfolio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.