BC anuncia criação de novas moedas em comemoração aos 200 anos de independência

O Banco Central (BC) anunciou o lançamento de duas novas moedas em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil. Uma será de prata e a outra será em cuproníquel. O lançamento das duas moedas foi aprovado na última quinta-feira (30) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

BC anuncia criação de novas moedas em comemoração aos 200 anos de independência
BC anuncia criação de novas moedas em comemoração aos 200 anos de independência (Imagem: Alex Ferro/Rio 2016)

De acordo com o Banco Central, mais informações sobre as novas moedas serão divulgadas no lançamento. Essa disponibilização está prevista para acontecer em março de 2022.

A coordenação dessa homenagem está sendo realizada pela Comissão Interministerial Brasil 200 anos — liderada pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo.

No ano que vem, completa 200 anos da independência do Brasil. Em em 7 de setembro de 1822, aconteceu o grito da independência por D. Pedro I, durante o Primeiro Reinado — às margens do Rio Ipiranga.

Por meio da declaração da independência do Brasil, o país se tornou uma monarquia, por meio da coroação de D. Pedro I.

Motivos do BC para adquirir moedas comemorativas

De acordo com o Banco Central, estas são as razões para a população adquirir moedas comemorativas:

  • As moedas do padrão Real possuem curso legal e poder liberatório no Brasil;
  • Suas composições artísticas são baseadas em documentos históricos;
  • As peças vêm protegidas por uma cápsula transparente, para melhor conservação de seu brilho;
  • Edital do BC acompanha cada moeda, de forma a garantir as características descritas;
  • As tiragens são rigorosamente limitadas ao máximo estabelecido — conferindo a elas raridade que tende, com o tempo, a elevar seu valor numismático;
  • A cunhagem em metal nobre, com sofisticada tecnologia “proof” e a qualidade das gravuras as tornam obras de arte brasileiras.

A autoridade monetária explica que acabamento “proof” é um sofisticado processo de fabricação de medalhas e moedas. O requinte do processo inicia pelo tratamento dado aos cunhos e aos discos — que são polidos até que as superfícies apresentem brilho de espelho.

Os seus relevos são jateados com areia para fosqueamento. Dessa forma, o BC afirma que o procedimento provoca um profundo contraste de grande beleza.

As peças são condicionadas em cartelas ou estojos. As compras podem ser feitas por meio do site da Casa da Moeda do Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.