Passaporte da vacina passa a valer em centenas de cidades do Brasil; veja como emitir

No país, cerca de 249 municípios estão exigindo o passaporte da vacina em espaços públicos. Esse documento foi lançado pelo Ministério da Saúde há cerca de um mês e já está sendo cobrado em 4,5% das cidades brasileiras. Saiba como emitir o passaporte da vacina. 

Passaporte da vacina passa a valer em centenas de cidades do Brasil; veja como emitir
Passaporte da vacina passa a valer em centenas de cidades do Brasil; veja como emitir (O Tempo)

Esses dados são de um levantamento por meio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 20 e 23 de setembro. 

As maiores cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a exigir os passaportes. 

Em São Paulo, essa exigência são para eventos, shows, feiras e congressos. Já os estabelecimentos comerciais ficaram de fora dessa solicitação.

No Rio, além dos locais de eventos, o documento é exigido em academias, clubes, cinemas e teatros. 

Não são exigidos que o cidadão tenha tomado duas doses ou em um dose única, ela precisa apenas estar com a sua imunização em dia.

O passaporte começou a ser emitido de forma digital em 31 de agosto por meio do Conecte SUS, um aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Nele o documento aparece com opções de português, espanhol e inglês.

Como emitir o passaporte da vacina 

Os cidadãos podem realizar o download do aplicativo gratuitamente em seu smartphone e site. 

Para ter acesso, é necessário ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser acessada por meio de CPF e um e-mail no endereço: https://cadastro.acesso.gov.br/cadastro, ou diretamente no aplicativo.

Quem envia os dados para o Conecte SUS?

De acordo com o Ministério da Saúde, as informações são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Essas informações são disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional.

Passaporte da vacina: Regras, Estados e Como Emitir (passo a passo)

Como é realizada a autenticação do certificado?

Os certificados são autenticados usando um código com 16 dígitos ou um QRCode apresentado no documento.

Essa carteira é válida em todo o território nacional e tem validade de 12 meses após a emissão.

Essa autenticação pode ser realizada no Conecte SUS, usando câmeras nativas dos dispositivos ou por meio do site Valida Certidão. Este é um serviço gratuito ao cidadão e os permite que baixe o arquivo em PDF.

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