Consulta no Serasa: para que serve, como fazer e a sua importância para as empresas

Uma das primeiras coisas que as pessoas pensam ao ouvir a palavra “Serasa” é a consulta de CPF ou restrição de nome. No entanto, essa empresa oferece soluções muito mais amplas para ajudar todos os consumidores e os negócios com suas dívidas ou outros tipos de empecilhos por meio da consulta Serasa.

O Serasa pode ser visto como uma empresa privada, com grande referência no mercado de análises e informações para decisões de crédito. Sendo assim, é por meio dela que você pode encontrar um birô de crédito capaz de reunir vários dados enviados tanto para lojas quanto para bancos e financeiras.

Para que serve a consulta Serasa?

A consulta Serasa tem como principal objetivo informar um score de pagamento, podendo ele ser positivo ou negativo. É por meio dele que podemos identificar quanto uma pessoa está propensa a pagar, ou não, as suas dívidas. Para a maior parte das empresas, esse indicativo é extremamente relevante.

A conta é realizada por meio de um banco de dados que leva em consideração todas as dívidas anteriores de cada usuário. Dessa maneira, cada pessoa física poderá ser devidamente consultada por meio de seu número do CPF.

Todas as contas informadas são consideradas, principalmente para compreender se as compras foram, ou não, devidamente quitadas pelo consumidor na consulta Serasa. Caso tudo esteja dentro dos conformes, é possível que o score aumente. Do contrário, o score irá diminuir e dificultar a possibilidade de solicitar empréstimos ou ter um cartão de crédito.

No ano de 2011, era muito comum que o Serasa registrasse, unicamente, os usuários negativados. No entanto, ao longo dos anos e com o desenvolvimento da plataforma, um sistema de score foi totalmente implementado. Dessa maneira, o cadastro positivo surgiu, facilitando a vida de muitos usuários e, também, das empresas que precisavam de informação.

Por que ter um cadastro positivo?

Um dos grandes benefícios de ter um cadastro positivo na consulta Serasa está, justamente, na facilitação da liberação de crédito. Por meio de um score positivo, o cliente poderá fazer com que o banco verifique o seu histórico e tome uma decisão bem menos burocrática para lhe trazer benefícios.

No entanto, é importante lembrar que até mesmo uma segunda via de conta atrasada poderá reduzir o seu score. Certifique-se de, todos os meses, pagar devidamente todas as suas contas para garantir bons resultados sendo refletidos no seu histórico. Quanto maior for a frequência de pagamento, melhor.

Se for levar em consideração um histórico financeiro pela consulta Serasa, é difícil saber em quem, de fato, é possível confiar para fechar algum negócio. Por isso, as condições comerciais, taxas de juros e parcelas poderão ser definidas levando totalmente em consideração o seu cadastro no Serasa. Mantenha-o sempre positivo!

O cadastro invade a privacidade do cliente?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o cadastro na plataforma do Serasa não interfere em nada na sua privacidade. De uma forma geral, esse cadastro não visualiza, nem ao menos registra, as suas compras. Os dados que são levados em consideração se relacionam aos pagamentos.

Além disso, a maior parte das informações é transmitida pelas lojas ou operadoras de cartão de crédito para a consulta Serasa, oferecendo uma oportunidade para que outras instituições possam estar atentas aos consumidores. Os valores, datas de vencimento e outros dados relacionados também serão divulgados para consulta posterior.

Como fazer consulta Serasa?

É muito simples fazer uma consulta Serasa, principalmente por causa das oportunidades tecnológicas que são oferecidas na atualidade. Para quem deseja saber como anda o próprio score, será preciso ter um aparelho conectado à internet e seguir todos os passos indicados abaixo:

  • Antes de mais nada, acesse o site serasa.com.br;
  • Em seguida, digite o seu número de CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”;
  • Preencha todo o cadastro, caso esse seja o seu primeiro acesso.

Algumas informações serão solicitadas como o número do CPF, o seu nome completo, a data de nascimento, o e-mail e, também, a senha. Essa última deverá ter, no mínimo, oito caracteres com números e letras em maiúsculo e em minúsculo.

Caso você tenha algum problema em sua consulta Serasa, ou precise resolver qualquer outro assunto relacionado à empresa, não esqueça de utilizar o telefone Serasa como intermédio.

Importância da consulta para as empresas

A importância da consulta Serasa para as empresas é extremamente clara em sua proposta. Com a possibilidade de consultar qualquer pessoa por meio de seu CPF, fica muito mais fácil saber quais são os pagadores mais ativos, que cumprem com suas dívidas, e aqueles que estão negativados.

Para uma empresa de cartão de crédito, por exemplo, esse tipo de consulta é extremamente necessário. Afinal, não há interesse algum em firmar contrato com alguém que não honra com suas dívidas, bem como aqueles que estão com o nome sujo. Sendo assim, as chances de evitar a inadimplência são muito maiores.

Outros serviços do Serasa

A Consulta Serasa vai muito além dos registros de dívidas e pode ser uma empresa extremamente necessária para quem deseja receber ajuda. A área SerasaConsumidor também é uma ótima ferramenta para quem deseja acompanhar tudo o que está acontecendo com o seu nome, podendo resolver empecilhos muito mais facilmente.

Isso oferece muito mais opções de monitoramento para quem quer, por exemplo, solicitar o empréstimo saque aniversário. Assim, tudo o que foi pago até então poderá ser registrado na área do consumidor e, consequentemente, ser acompanhado para evitar que a inadimplência pegue o cliente de surpresa.

Afinal, o que é saque de aniversário?

O saque de aniversário é uma modalidade de empréstimo que permite a antecipação de um valor como garantia de pagamento do crédito. Além disso, também é possível fazer a retirada de uma parte do saldo da conta do FGTS, todos os anos, no mês do aniversário do cliente.

No entanto, antes de fazer a solicitação de qualquer tipo de empréstimo, é importante verificar como anda a sua situação financeira. De nada adianta pegar dinheiro emprestado mesmo sabendo que não haverá qualquer condição de pagar posteriormente. Por isso, faça um planejamento antes mesmo de solicitar e faça uma Consulta Serasa.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!