USP libera inscrições em curso de programação exclusivo para mulheres

USP libera inscrições em curso de programação exclusivo para mulheres e agora meninas de escolas públicas de São Paulo, podem ter acesso a conhecimentos básicos de programação. O projeto Meninas Programadoras é gratuito e as inscrições para a primeira turma terminam hoje (30).

USP libera inscrições em curso de programação exclusivo para mulheres
USP libera inscrições em curso de programação exclusivo para mulheres (Foto: Reprodução Jornal USP)

A Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) está oferecendo cursos gratuitos para meninas adolescentes que estão prestes a terminar o ensino médio.

O objetivo do projeto Meninas Programadoras é ensinar habilidades tecnológicas da área de programação. 

O curso tem duração de aproximadamente quatro semanas, e confere certificado para as participantes. Nesta edição, as vagas são destinadas apenas para mulheres, como forma de dar mais oportunidades na área de tecnologia, que é majoritariamente composta por homens. 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), também destaca que a prioridade das vagas é para meninas adolescentes de escolas públicas que já terminaram o ensino médio ou estão no último ano do colégio. 

No geral, 120 vagas são disponibilizadas para meninas residentes da cidade de São Paulo (SP).

As aulas serão ministradas por professores da área, através do Google Meet, plataforma de ensino disponibilizada pelo Google.

Conhecimentos em torno das habilidades de programação e inovações tecnológicas, serão passados para as estudantes.

Inscrições gratuitas

Ao todo, 3 turmas serão feitas para contemplar a maior quantidade de pessoas possível. A primeira turma será iniciada no próximo sábado (2), a segunda no segundo sábado de outubro, e a última com previsão para o final de novembro. 

O processo seletivo é feito pelo instituto responsável e a prioridade é para meninas adolescentes de baixa renda que estudam ou concluíram o ensino médio em escola pública.

Todas as participantes receberão um certificado de conclusão do curso, da Universidade de São Paulo (USP), se completarem 75% das atividades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente através da plataforma oficial do projeto Meninas Programadoras, disponibilizada pela universidade. O cadastro é gratuito, e para participar, as estudantes devem ter acesso a internet.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!