Guedes diz que economia do Brasil ‘está bombando’ e contradiz dados apresentados

Mesmo com os indicadores econômicos apontando oscilações, Paulo Guedes, ministro da Economia, disse nesta terça, 28, que a economia do Brasil está “bombando” e “voando”.

Guedes diz que economia do Brasil 'está bombando' e contradiz dados apresentados
Guedes diz que economia do Brasil ‘está bombando’ e contradiz dados apresentados (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O Brasil está bombando, esses 5,5% (de crescimento) não é brincadeira. E os mesmos que previram que o Brasil iria cair 10% e caiu 4%, que previram o Brasil iria ficar lá embaixo e voltou em V, que previram que esse ano não iria ter crescimento e nós vamos crescer 5,5%, eles estão fazendo rolagem da desgraça. Desgraça agora é o ano que vem, ano que vem o Brasil não vai crescer nada. Vão estar errados de novo”, afirmou Guedes.

O ministro considerou um “blá blá blá” a ideia de que o país não irá crescer em 2022. As declarações foram dadas no V Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

“Nós voltamos em V. Eu acho que a economia está voando. Ela está vindo com força, os juros vão subir um pouco, para tentar frear a inflação, mas as duas coisas são indissociáveis, o crescimento está contratado”, disse Guedes.

Porém, a realidade pode não ser bem esta. Atualmente, o Brasil possui 14,4 milhões de desempregados e a inflação já ultrapassou os dois dígitos no acumulado em 12 meses até a metade deste mês. O IPCA-15 teve uma alta de 10,05% no período.

As dificuldades econômicas do país está fazendo o governo pensar até mesmo em uma possível prorrogação do auxílio emergencial, ao passo que o lançamento do Auxílio Brasil está caminhado a passos lentos, segundo o Broadcast. 

As projeções do mercado reunidas no último boletim Focus, revelaram que o IPCA, o índice oficial de preços do Brasil, deve atingir 8,45% neste ano. Já a desocupação deve encerrar o ano em 13% e o crescimento do PIB deve ser de 5,04%.

Guedes reconheceu a escalada inflacionária, porém, culpou o Banco Central. “A inflação está subindo? Gaveta 18, BC independente, é o gato que caça esse rato”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.