O Governo do Distrito Federal (DF) deu início à distribuição do Cartão Gás nesta quarta-feira, 29. O benefício voltado às famílias de baixa renda tem o valor de R$ 100.
Os beneficiários devem acessar o portal do GDF Social para conferir a lista com a data e horário para a retirada do Cartão Gás.
O benefício pode ser retirado em uma das agências do Banco de Brasília (BRB) mediante a apresentação do documento de identidade original com foto.
Para verificar a elegibilidade ao benefício é necessário acessar o site do banco e fornecer o número do CPF junto à data de nascimento. É importante saber que a distribuição do Cartão Gás foi organizada de maneira a fazer a liberação gradativamente seguindo a ordem de chamada.
A previsão do Governo do DF é para que todos os cartões referentes à esta primeira rodada sejam entregues até o dia 15 de outubro.
A previsão inicial de duração do programa é de 18 meses, embora os valores sejam liberados apenas bimestralmente, totalizando em nove auxílios. Por hora, não há previsão sobre novas inscrições.
O critério básico para receber o auxílio do Cartão Gás é estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal com uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), cerca de 69.998 brasilienses conseguiram se cadastrar no programa para receber o benefício de R$100.
Vale ressaltar que o benefício pode ser utilizado exclusivamente para a compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg. O beneficiário ainda deve acessar o portal da Secretaria de Desenvolvimento Social para conferir a lista de estabelecimentos credenciados para a compra.
Lembrando que ao adquirir o Cartão Gás, é preciso fazer o download do aplicativo BRB Social e solicitar o desbloqueio, plataforma na qual também será possível acompanhar o saldo. Em caso de dúvidas, basta ligar no número: (61) 3029-8440.
Em entrevista ao Correio Braziliense, a mulher de 47 anos, Ana Maria Pinto, informou que precisou esperar cerca de uma hora na fila do banco para retirar o Cartão Gás.
Porém, está satisfeita por ter conseguido o benefício que será de grande ajuda em um momento tão difícil em que ela está desempregada. Tendo três filhos para cuidar e sem nenhuma ajuda, ela conta a dificuldade em manter as despesas diante da alta constante nos preços.
“Nesse tempo de pandemia, eu estou passando por bastante dificuldade financeira. Graças a Deus, com essa ajuda que estão dando, vai melhorar”, contou.